quarta-feira, 10 de abril de 2013

IBIAPINA - 100 dias da nova administração (Reflexão)

 Muitas reclamações. Essa foi a temática principal dos 100 primeiros dias da atual administração de Ibiapina.


Após as visitas da Chefe do Poder Executivo à Câmara Municipal, antes mesmo da posse, onde reuniu-se com os vereadores eleitos, houve, solidariamente, pacto pela governabilidade no início da nova gestão.

Chegado, portando, ao fim de um período de 100 dias de administração, pela quantidade de Indicações dos vereadores encaminhadas pela Câmara Municipal à Gestora, quase uma para cada dia, e pela ausência de respostas, o descontentamento dos Edis é um reflexo do que a população cobra. E a temática principal tem sido a saúde, carro chefe das promessas eleitorais.

Usando da palavra no Grande Expediente da sessão de ontem, 09/04, o vereador Fernando Carvalho - DEM, leu uma carta de uma moradora do Sítio Santo Antonio, onde a mesma cobrava a reabertura do laboratório do Hospital. O Vereador Rodrigo Melo também enfatizou sobre a saúde e o vereador Júnior da Ematerce chegou ao ponto de se prontificar a fazer uma "cota" para consertar o esgoto do Bairro Francisco Custódio - Pedrinhas. O Presidente da Casa, Daniel Pachola, apresentou a quantidade de Indicações que já foram encaminhadas ao Poder Executivo, com destaque para a conservação das estradas municipais, apenas para exemplificar.


A própria administração não apresentou ainda um balanço de seus primeiros 100 dias. Como também não apresentou nenhum Projeto ou Programa, via Câmara, para os próximos anos. Eventos  tradicionais, tipo carnaval, não foram realizados. As ações desenvolvidas são poucas, com destaque para a presença da gestora em eventos, por exemplo: reunião em Fortaleza pela criação do campus universitário da Ibiapaba, entrega de material esportivo do Projeto Segundo Tempo, com divulgação do Secretário de Cultura, Francivaldo Romão, através do facebooK e eleição da mesma para a presidência da AMI – Associação dos Municípios da Ibiapaba.


Recuperação das estradas, iluminação pública, buracos nas ruas, mato nas praças, seleção pública suspensa, convocação dos aprovados no concurso público, saúde de qualidade, e tantas outras reivindicações foram feitas a atual administração pelos vereadores e até mesmo, a cobrança do site da Prefeitura Municipal de Ibiapina, que continua inativo, fora do ar.


Mas 100 dias é apenas um marco regulatório convencional. Alguns gestores passam 04 anos e não fazem nada; outros em poucas semanas já mostram a que vieram. Dizem, inclusive, que essa mania teve origem no Governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte, período compreendido entre 1º de março de 1815 - quando Napoleão retorna do seu exílio na ilha de Elba - e 18 de junho do mesmo ano - quando seu exército é vencido na batalha de Waterloo. Se for isso mesmo, é uma convenção ilusória. Afinal, foram 100 dias de uma derrota.

Portanto, se pouco há para comemorar neste início de administração, permanece a ESPERANÇA de uma administração eficiente, com economia revitalizada e crescimento municipal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.