terça-feira, 9 de abril de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA IBIAPABA


A Região da Ibiapaba, zona norte do Estado do Ceará, esteve mobilizada por ocasião da Audiência Pública realizada nesta segunda-feira, dia 08, em Fortaleza, para apresentar ações em favor da criação do campus da Universidade Federal da Ibiapaba.

foto: face do Marcos

O evento promovido pelo CONDERI – Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiabapa, sob a presidência do Sr. Glauber Augusto, foi realizado no Hotel Amuarama e contou com a presença dos Deputados Federais José Guimarães e João Ananias; dos deputados Estaduais Dedé Teixeira e Lula Morais, além da presença maciça de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, Secretários municipais, presidentes de associações de estudantes universitários, sindicalistas e muitos jovens.

A luta pela criação do campus universitário da Ibiapaba é uma das ações que o CONDERI vem trabalhando nos últimos anos. Após a realização da Audiência Pública que ocorreu em Ubajara em Agosto de 2011, na qual participaram mais de 6.000 pessoas, a mobilização ganhou força e tem se intensificado a cada dia.

O desgaste por que passam os estudantes, diariamente, para se deslocarem da Ibiapaba à Sobral, onde está localizada a universidade mais próxima, é sempre destacado. São, em média, 120 Km a serem percorridos. Jovens que saem de casa por volta das 16:00 hs e retornam no outro dia, por volta da 1:00 da madrugada. Neste percurso, atravessam ladeira e são conduzidos, muitas vezes, em ônibus em péssimas condições ou, até mesmo, em ônibus adquiridos com recursos do Fundeb, os famosos “amarelinhos”.

O sonho da UFI tem ganhando força e apoio. Os novos prefeitos tem se juntado a essa mobilização e alguns deputados votados na região estão trabalhando para a concretização da ação. O Deputado José Guimarães, durante a reunião afirmou que a bancada cearense no Congresso Nacional deverá encaminhar uma emenda parlamentar para a criação do campus da Ibiapaba ainda este ano. Já os deputados estaduais Dedé Teixeira e Lula Morais se comprometeram em conseguir recursos para o MAPI – Monitoramento de Ações e Programas Prioritários, do governo estadual, para que seja feito o estudo de viabilidade técnica de instalação do campus da Ibiapaba.

Durante os debates os prefeitos serranos se mobilizaram e defenderam a unidade da Serra pela criação do campus. Pediam empenho para a aquisição dos recursos para o estudo de viabilidade técnica e, somente após, decidirem qual o município que será a sede do campus.

Estiveram presentes à reunião os prefeitos de Ubajara – Zezinho; Tianguá – Jean Azevedo; Ibiapina – Marta do Orismar; Carnaubal – Raimundo Nonato; Ipu – Sérgio Rufino; Guaraciaba do Norte – Regivaldo Melo; Croatá – Antônio Onofre, além de mais de 40 vereadores.

foto: face do Marcos

A associação dos estudantes universitários de Ibiapina se mobilizou a apresentou fachas destacando Ibiapina como o centro geográfico da Ibiapaba. Nos corredores eram constantes os comentários sobre qual o melhor local, onde muitos apostavam como sendo entre Ubajara e Ibiapina, em um terreno já pertencente ao Governo Federal e com mais de 60 Hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.