domingo, 29 de janeiro de 2012
OUTRO ACIDENTE
sábado, 28 de janeiro de 2012
ACIDENTE GRAVE
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Rally Cerapió 2012 passa hoje pro IBIAPINA
FESTEJOS DE JUREMA
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
JOGOS ABERTOS DO INTERIOR - ETAPA NORTE/IBIAPABA

sábado, 21 de janeiro de 2012
AL retoma trabalhos de redefinição de limites entre os municípios cearenses
A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Triagem, Elaboração e Criação de Novos Municípios reinicia, na próxima segunda-feira (23), os trabalhos de redefinição de limites entre os municípios cearenses.
De acordo com o presidente da Comissão, Luiz Carlos Mourão, o georreferenciamento dos limites deve ser encerrado em setembro. Até o final de 2012, a Assembléia deve consolidar as leis que definem as divisas. O georreferenciamento dos limites de 63 municípios nas regiões do Cariri e do Litoral Leste/Jaguaribe já foi concluído.
Segundo Mourão, a idéia é esclarecer pendências e analisar retificações feitas por prefeitos. Dentre as pendências, está uma área entre os municípios de Aracati e Jaguaruana, onde foram abertos campos de produção de Petróleo, que envolvem o pagamento de royalties. Ele informou ainda que em março deverá ser iniciado o georreferenciamento dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, área com problemas administrativos.
O projeto de consolidação das Leis de Limites Intermunicipais foi lançado do início de 2011 pela Mesa Diretora da Assembleia e é coordenado pelo deputado Neto Nunes (PMDB). Em parceria com o IBGE, os institutos de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), a Comissão de Triagem está fazendo um mapeamento dos limites dos 184 municípios cearenses.
O trabalho foi dividido entre as regiões macro-econômicas do Estado e é iniciado com o envio dos mapas com os limites atuais a cada prefeitura. Depois são realizadas audiências públicas, onde surgem demandas locais apresentadas por gestores ou por moradores de áreas limítrofes.
EM TEMPO
IBIAPINA também está com problemas referentes aos seus limites territoriais. O caso mais sério encontra-se no Distrito de Caiçara que faz fronteira com o município de Mucambo. Ainda espera-se uma posição por parte da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
CASANDO
ANIVERSARIANDO
FESTEJOS DE CAIÇARA


O festejo de São Sebastião comemorado no Distrito de Caiçara, município de Ibiapina, teve seu encerramento na tarde de ontem (20), com missa e diversas atividades culturais promovidas pela Associação Comunitária da Agricultura Familiar – ACAF-SERTÃO.
No dia anterior aconteceu a inauguração da reforma e ampliação do Posto de Saúde do Distrito. A obra era aguardada há muito tempo pela comunidade. Segundo o presidente da ACAF-SERTÃO, Sr. João “a pintura do posto, há mais de 12 anos que não tinha recebido nem uma pintura se quer”; continuando, agradeceu ao prefeito “que teve a coragem de resolver a situação desse posto de saúde”.
O evento ainda contou com a presença do prefeito municipal, secretários, vereadores - entre eles o vereador Fernando Carvalho - populares e moradores da comunidade.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Policiais do Ronda de Sobral não dão trégua a bandidagem
Cine itinerante leva filmes a vários municípios do Ceará
O projeto Cine Itinerante do 21º Cine Ceará é um evento gratuito que beneficia municípios cearenses. As escolhidas para mais uma etapa do projeto são as cidades de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, IBIAPINA, Carnaubal, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipu, Ipueiras, Poranga, Ararendá, Nova Russas, Hidrolândia e Pires Ferreira.
Todos premiados no festival, são seis os curtas: A Casa das Horas (de Heraldo Cavalcanti), Doce de Coco (de Allan Deberton), Fábula das Três Avós (de Daniel Turini), Meu Medo (de Murilo Hauser), O Céu no Andar de Baixo (de Leonardo Cata Preta) e O Plantador de Quiabos (do Coletivo Santa Madeira).
As projeções irão acontecer em praças públicas, escolas municipais, ginásios poliesportivos e outros lugares definidos pelas prefeituras dos municípios.
Mais informações: 3366-7770/ 9947-9387
fonte: www.cearaagora.com.br
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
BOATOS FECHAM COMÉRCIO DE IBIAPINA
domingo, 1 de janeiro de 2012
ESCOLHA DO SECRETÁRIO MUNICIPAL
O blog do Elias apresenta matéria citando uma lista com os nomes de pessoas ligadas a educação do município de Ibiapina (pública ou privada) e que, provavelmente, um deles seria o (a) convidado (a) para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Educação, com a provável saída do professor Alberto Sabino.
Assim ficou composta:
1. Prof. Francisco Rogério Alves (ex-diretor do Alto Lindo - Rogério da Eliane)
2. Sra. Cleide (Técnica da Secretaria de Educação e esposa do Virgílio - primo da 1ª Dama)
3. Prof. Walfrido de Oliveira Portela (ex-diretor do Zulmira Melo - da EPMM)
Um nome, entre outros que poderiam ser lembrados, e cito como exemplo, que deveria também ser incluído na lista para ocupar o cargo de Secretário de Educação do município de Ibiapina seria o do professor Francivaldo Romão.
Em Ibiapina dispomos de muitas pessoas, principalmente professores (as), comprometidos com a educação de nosso município.
Quem sabe este não seria o momento de fazermos diferente. A grande oportunidade para abrimos um amplo debate sobre a educação de nosso município e, assim, escolhermos o perfil ideal para ocupar a cadeira de Secretário. Pessoas que entrassem comprometidas em assumir desafios, com o de colocar em prática a Lei Municipal 384/2007 que torna obrigatória a eleição dos diretores das escolas municipais.
- Mas a decisão de escolha do novo secretário é exclusiva do prefeito municipal.
EM TEMPO
A Lei 384/2007 que “dispõe sobre o processo de escolha dos Diretores de Escolas Públicas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental” foi publicada no dia 20 de Dezembro de 2007. A mesma foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal da época, vereador Fernando Carvalho. Em um período de grandes lutas, muitas conquistas e pouco reconhecimento, uma das vitórias foi a promulgação dessa Lei. Sua aprovação não foi fácil. Teve um debate intenso. O próprio prefeito municipal da época não a promulgou e, pela legislação vigente, o presidente da Câmara fez a promulgação. A Lei, no entanto, vive esquecida.






VIAGEM DO CONHECIMENTO

Professor Francivaldo Romão é ouvido no site do “Viagem do Conhecimento” da National Geografhic
Professor Francivaldo Romão é ouvido no site do “Viagem do Conhecimento” da National Geografhic
Em matéria publicada em 03/11/2011 o site quer saber dos professores a “sua opinião sobre os impactos do Desafio National Geographic 2011 em sua escola”.
Como você avalia o processo de ensino e aprendizagem com seus alunos? Você acredita que, com o Desafio, eles se mostraram mais motivados para o estudo? Por quê?
Sobre essa questão, ouvimos o professor Francivaldo Romão, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Luiza de Sousa, em Ibiapina, CE.
"As provas do Desafio são de grande importância para a escola, uma vez que trabalha de forma multidisciplinar os conteúdos disciplinares a partir de conceitos abrangentes, atuais e contextualizados. Assim, os professores podem trabalhar em equipe por meio de atividades que englobem os assuntos do Desafio nas diversas disciplinas para que as temáticas possam ficar cristalizadas na aprendizagem dos alunos. Eles, por sua vez, gostam dos assuntos abordados, justamente pela existência dessa intercomunicação entre as diversas matérias, gerando assim discentes inteirados com a realidade que os cerca e consequentemente tornando-se cidadãos críticos e comprometidos."
Aula de campo

Os alunos da Escola Monsenhor Melo, de Ibiapina, estiveram em Sobral, para conhecer a fábrica de cimento Poty. A visita objetivou proporcionar aos estudantes, o conhecimento real do funcionamento de uma indústria.
A aula de campo foi incentivada pelo professor de Geografia, Francivaldo Romão, a fim de concluir o assunto sobre a Industrialização do Ceará.
Os alunos conheceram todos dos setores da fábrica e os técnicos responsáveis esclareceram a função e o objetivo de cada setor tanto da mina quanto da fábrica.
“Aulas como essa incentivam o aluno a aprender cada vez mais e se manter compromissado com o ensino”, comenta Francivaldo Romão.
Fonte: diário do Nordeste em 07.12.2011