sábado, 26 de março de 2011

HORA DO PLANETA

Milhões de pessoas estão prontas para desligar as luzes e ir além da hora

Dentro de algumas horas, um número recorde de pessoas em mais de 130 países ao redor do globo irá desligar as luzes durante uma hora, demonstrando apoio a ações por um futuro sustentável.

Centenas de monumentos, outras edificações e residências em milhares de cidades ficarão às escuras entre as 20h30min e 21h30min deste sábado (26) - hora local, quando milhões de pessoas se unirem a um dos maiores atos voluntários em prol do meio ambiente no globo. Indivíduos, organizações e governos estão comprometidos em levar a ação além da hora, pois o compromisso não termina com o reacender das luzes.

"Ao entrarmos na quinta edição mundial da Hora do Planeta, com a participação de um número recorde de países e de territórios, é inspirador vermos o que se pode conseguir quando nos unimos em torno de um objetivo comum", afirmou Andy Ridley, co-fundador e diretor-executivo da Hora do Planeta. "Imagine o que poderemos obter se formos além da hora", ressaltou.

O evento irá percorrer o globo ao longo de 24 horas, desde o momento em que as primeiras luzes forem apagadas nas ilhas Fiji e na Nova Zelândia, até o reacender das luzes no arquipélago de Samoa. A trajetória mais longa será na Rússia, onde a Hora do Planeta atravessará 11 fusos horários.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também apoiará à Hora do Planeta. "Vamos celebrar juntos e buscar ações para proteger o planeta e assegurar o bem-estar da humanidade. Vamos usar esses 60 minutos de escuridão para ajudar o mundo a encontrar a luz", disse.

No sábado, monumentos e outros pontos de referência bem conhecidos no mundo ficarão às escuras em todo o mundo durante uma hora. Entre eles, a Torre Eiffel (Paris); a roda gigante London Eye e o relógio Big Ben (Londres); o edifício do Empire State (Nova Iorque); o prédio em formato de vela gigante do hotel Burj Al Arab (Dubai); o castelo da Alhambra (Granada/Espanha); a estátua do Cristo Redentor e os Arcos da Lapa(Rio de Janeiro); a Acrópole de Atenas (Grécia); o Portal da Índia (Nova Délhi); a Grande Mesquita do Sheik Zayed (Emirados Árabes Unidos); e o teatro da Ópera de Sydney (Austrália).

Quatro dos cinco edifícios mais altos do mundo também terão suas luzes apagadas. Só a Torre do Califa (Dubai) tem meio milhão de pontos de luz.

Durante a Hora do Planeta, também serão apagados os holofotes de monumentos naturais espetaculares, como as cataratas do Niágara (entre Canadá e Estados Unidos) e as cataratas de Vitória (entre Zâmbia e Zimbábue, na África), e a barragem de Itaipu (Brasil) assim como a Montanha da Mesa (Cidade do Cabo/África do Sul).

Residências reais e presidenciais, castelos e palácios no Peru, Tailândia, Suécia, Madagascar e Honduras também terão suas luzes desligadas. A maior unidade residencial africana, uma propriedade conhecida como Gwarimpa Housing Estate, em Lagos (Nigéria), também participará.

Este ano, o apoio ao evento cresceu na África, Oriente Médio, Ásia Central e nas Américas, onde um grande número de países aderiu pela primeira vez à Hora do Planeta. Entre eles estão a Jamaica, Uganda, Suazilândia, Irã, Tadjikistão, Chade, Azerbaijão, Palestina, Suriname, Gibraltar, Uzbequistão, Trinidad & Tobago, Lesoto e Líbano.

Mídias online irão, mais uma vez, desempenhar um papel fundamental na Hora do Planeta, unindo a comunidade global. O YouTube, por exemplo, exibirá uma página personalizada da Hora do Planeta, onde se poderá clicar em um interruptor e escurecer a página.

Além da Hora

Este ano, a Hora do Planeta pede aos indivíduos, empresas e governos para ir além da hora. Isso requer um comprometimento com uma ação duradoura que se estenda após o evento de desligamento das luzes. Para isso, foi criado um programa online emwww.earthhour.org/beyondthehour, onde serão registradas e mostradas ações com as quais as pessoas e organizações de todo o mundo se comprometeram.

Em Uganda, vários indivíduos e organizações que prometeram ir além da hora vão plantar mais de 16 mil árvores. Em Lumbini, no Nepal, será feito o plantio de 108 mil árvores.

Na China, todas as 83 cidades da parte continental do país que participam da Hora do Planeta prometeram ir "além da hora" e fazer "uma mudança" em prol do planeta. A cidade de Xangai vai criar mil hectares de novos espaços urbanos verdes. Em Chengdu, o governo municipal distribuirá 60 mil bicicletas nas áreas centrais da cidade e criará mais de mil estações para aluguel de bicicletas.
FONTE: www.horadoplaneta.org.br

CONCURSO PÚBLICO DE IBIAPINA


Saiu a relação de categorias que farão provas no dia 27/03/2011. As turmas ficaram divididas em dois horários: manha (de 8:00 as 11:00 hs) e tarde (de 13:00 as 16:00 hs). Pela manhã serão aplicadas às provas para categorias de nível superior e algumas de nível médio. Na parte da tarde para as categorias de nível fundamental incompleto e algumas de nível médio.
fonte: site do INEPAS

domingo, 20 de março de 2011

ESTÁ CHEGANDO UM NOVO PARTIDO

Kassab deixa DEM, leva Afif e cria PSD na segunda

Agência Estado

Publicação: 19/03/2011 07:35 Atualização:

Depois de cinco meses de articulações, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou ontem o desligamento do DEM e a criação de um novo partido, batizado de PSD (Partido Social Democrático), com o objetivo de se cacifar politicamente para disputar a eleição estadual de 2014. O anúncio despertou certa desconfiança no Palácio dos Bandeirantes, que travou uma queda de braço tácita com o prefeito nos últimos dias para evitar que Kassab engordasse a nova legenda com aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O lançamento oficial do novo partido será na Assembleia Legislativa paulista, na segunda-feira, às 12h30. Na ocasião, será feita a leitura de manifesto de fundação da sigla. O vice-governador Guilherme Afif Domingos e o secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura paulistana, Cláudio Lembo, saem do DEM para acompanhar Kassab.

.......

PSD de Kassab defende a adoção do voto distrital

O prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador Guilherme Afif Domingos fizeram as últimas alterações no estatuto do PSD (Partido Social Democrático), sigla que será criada por eles. O documento explicita o caráter liberal do partido, mas Kassab procura manter certa ambiguidade ideológica ao trazer o termo "social" para o nome da sigla.

O estatuto do PSD defende uma pauta liberal. Exalta o direito à propriedade privada e à segurança jurídica, por exemplo. O documento também prega a reforma política e apresenta o voto distrital como a melhor forma de o cidadão "acompanhar e fiscalizar a atuação dos políticos". Nesse modelo eleitoral, cada Estado é divido em pequenas regiões, chamadas de distritos. Cada uma delas elege um deputado, o mais votado. Juntos, os eleitos pelos distritos formariam as bancadas estaduais.

O novo partido será oficialmente apresentado a São Paulo na segunda-feira. O estatuto será lido em uma cerimônia na Assembleia Legislativa. A partir daí, Kassab e seus aliados darão início a uma série de formalidades. Para registrar o PSD, Kassab terá que apresentar cerca de 490 mil assinaturas favoráveis à nova agremiação --equivalente a 0,5% do número de eleitores do país.

Elas precisam ser recolhidas em pelo menos nove Estados, sendo que em todos eles pelo menos 0,1% dos eleitores têm que endossar o documento. No Acre, por exemplo, são necessárias 344 assinaturas. (FONTE: teia de notícias)


Kassab começa busca de assinaturas para criar novo partido


Prefeito de São Paulo esteve em Salvador neste domingo. Previsão é de que o PSD esteja oficialmente criado até julho.

Do G1, com informações da Agência Estado

O prefeito Gilberto Kassab dá entrevista em Salvador, ao lado do vice-governador da Bahia, Otto Alencar (Foto: Lucio Tavora / A Tarde / Ag. Estado)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, começou na manhã deste domingo (20), em Salvador, a coleta de assinatuas para a criação de um novo partido, chamado Partido Social Democrático (PSD).

Na última sexta-feira (18), o prefeito definiu com o vice-governador Guilherme Afif Domingos o desligamento de ambos do DEM, segundo nota divulgada pela assessoria de Kassab.

Em um discurso para políticos da região, Kassab e o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, destacaram o caráter democrático e flexível da nova agremiação. Eles ainda afirmaram que uma cláusula do estatuto dará ao filiado amplo direito de se desfiliar quando desejar. Kassab tranquilizou aqueles que temem deixar seus atuais partidos e ficarem impedidos de participar do processo eleitoral em 2012. "Não há riscos, estamos nos organizando para conseguir as assinaturas necessárias e consolidar juridicamente o partido", garantiu.

DIA DE SÃO JOSÉ - em São José



A comunidade de São José está em festa. Festa por está comemorando seu padroeiro, São José. Festa por está recebendo da administração municipal de Ibiapina a nova escola Adriano Sousa Gonçalves. A escola funcionava anteriormente em um prédio construído dentro de uma área alagada e distante do centro da comunidade. Não podia chover que o terreno ficava todo embrejado. As crianças sofriam e as reclamações eram constantes.

Agora, a escola foi transferida para o centro da comunidade e estará funcionando em um outro imóvel da prefeitura que passou por uma grande reforma. Era grande a alegria dos moradores locais. Durante a entrega da obra, diversas crianças fizeram homenagem ao prefeito Marcão agradecendo pela coragem de transferir a escola do prédio antigo, alagado, para a sede da comunidade.

Durante todo o dia foi festa na comunidade. As barracas estavam lotadas. Era gente por todo lado. No horário da manhã foi celebrada a tradicional missa do padroeiro pelo pároco local. À tarde, serestas em diversas barracas. O grupo de Kelly Rodrigues era um dos mais animados.

O vereador Fernando Carvalho também se fez presente aos festejos da comunidade de São José. Na ocasião, ao lado de amigos da comunidade do Sítio Baixão, do Bairro São João e da Sede do município.


PAÇO MUNICIPAL DE IBIAPINA



O Paço Municipal Pedro Aragão Ximendes, que abriga a sede da Prefeitura Municipal de Ibiapina, passou por uma grande reforma e foi entregue a população ibiapinense na manhã deste sábado (19/03). A solenidade contou com a presença do prefeito Marcão, vereadores, secretários municipais, Juiz de Direito da comarca (Dr. Alisson) e populares. Também esteve presente um neto de “seu Pedro Aragão”, representado a família do ex-prefeito da cidade por cinco ocasiões.

Também foi disponibilizado para os funcionários da prefeitura um caixa-rápido do Bradesco.

ELEIÇÕES DA UVC

Fernando Carvalho e Deuzinho

Foi realizado nesta sexta-feira (18/03) a escolha dos novos dirigentes da UVC – União do Vereadores do Ceará. O evento foi realizado na sede do CRC – Conselho Regional de Contabilidade e contou com a presença de vereadores e presidentes de Câmara de Várias cidades do Estado do Ceará. Na ocasião, o vereador Deuzinho Filho (PMN-Caucaia) foi reconduzido ao cargo.

Durante a realização da eleição, o vereador Fernando Carvalho (DEM-Ibiapina) solicitou a mesa eleitoral que fosse realizada a leitura do nome dos componentes da chapa cabeceada por Deuzinho Filho, para que os vereadores soubessem, pelo menos, em quem estavam votando.

Também durante o encontro, o vereador Fernando Carvalho sugeriu que a eleições das seccionais fossem realizadas nas regionais e não em conjunto, pois não existe justificativa de um vereador da Ibiapaba, por exemplo, eleger o presidente de outra seccional em chapa fechada, do Juazeiro ou do Jaguaribe. O vereador Fernando Carvalho ainda solicitou ao presidente eleito Deuzinho Filho que disponibilizasse uma cópia do Regimento Interno da entidade à todas as Câmaras Municipais do Ceará.

O evento ainda contou com um seminário sobre “Reforma Política”. Também foi discutida a Lei do Paredão, de autoria do vereador Guilherme Sampaio.

Vereador Fernando Carvalho na AL-CE


O vereador Fernando Carvalho (DEM) esteve na tarde de quinta-feira (17/03) junto ao gabinete do Deputado Estadual Duquinha. Na oportunidade repassou ao deputado reivindicações do município de Ibiapina. Também foi abordado o assunto ladeira Ibiapina/Mucambo, onde o vereador Fernando Carvalho informou ao deputado Duquinha a real situação da ladeira, lembrando ao mesmo que no ano passado, no mês de março, foi realizada Audiência Pública na Assembléia sobre o assunto, mas, até a presente data, pouco foi feito pela recuperação da mesma. Também entregou ao deputado cópia de matérias sobre a ladeira.

O vereador Fernando Carvalho também repassou ao deputado Duquinha cópia da Indicação que dá denominação oficial ao trecho da Ce 253 que liga o município de Ibiapina ao Estado do Piauí.

terça-feira, 8 de março de 2011

DR. DRÁUZIO VARELLA - SENSACIONAL

Minha mana enviou e eu publico. SENSACIONAL. Pode até ter dito há muito tempo, mas continua atualíssima.

LADEIRA IBIAPINA-MUCAMBO

O drama continua



Uma das principais vias de acesso ao município de Ibiapina, a ladeira Ibiapina-Mucambo, continua apresentando os mesmos problemas do ano passado. Apesar dos apelos do legislativo ibiapinense, pouco tem sido feito para a recuperação da mesma. Há poucas semanas o vereador Fernando Carvalho de Ibiapina sugeriu da tribuna da Câmara que as prefeituras de Ibiapina, Mucambo e Ubajara se unissem para fazerem uma força tarefa neste período invernoso. Até a presente data apenas o município de Ibiapina disponibilizou alguns trabalhadores para limparem valas e desobstruírem bueiros.

A estrada é muito importante para a região. É grande o fluxo de carros que trafegam pela mesma. Ambulâncias fazem o tráfego Serra-Sobral constantemente na intenção de reduzirem a distância, algo em torno de 40 Km.

O município de Ubajara usa a ladeira para ter acesso à comunidade de Araticum. Ibiapina as comunidade de Tamundé, Caiçara, Barro Vermelho, Fechado, entre outras. Já o município de Mucambo, para ter acesso as principais cidades da Ibiapaba.

O comércio de transporte de passageiros; o transporte de verduras; serviços, entre outros, serão bastante prejudicados caso a ladeira venha a ser bloqueada.

Mas os problemas em sua estrutura vão se agravando. Um trecho está sendo alagado constantemente porque um bueiro está bloqueado. A água está se infiltrando no asfalto e provocando uma cratera. Com a passagem dos carros a mesma está crescendo e, se não for recuperada urgentemente, poderá levar ao rompimento da área.

Os funcionários da prefeitura de Ibiapina passaram a manhã de segunda-feira (07/02) tentando desbloquear o bueiro, mas não obtiveram êxito.

Novas manifestações são esperadas na Câmara Municipal de Ibiapina.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Um bloco de rua em São Paulo substitui marcha em prol da igualdade de gênero neste Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Atos no mundo todo tratarão de temas como violência contra a mulher e direito à educação. Aqui, a coincidência com o Carnaval muda um pouco a agenda.

Passeata feminista que sai do centro de São Paulo foi transferida para o dia 12, mas, nesta terça (8), o bloco "Adeus, Amélia!" sai da região do Minhocão - também no centro - as 14h.

Mais detalhes no Terra Magazine

CARNAVAL NO ALTO LINDO


A turma dos malucos, bloco da comunidade do Sítio Pejuaba estava presente no carnaval do distrito de Alto Lindo. Muita maizena e folia na tarde de domingo.

CARNAVAL 2011 EM IBIAPINA - ALTO LINDO


O Distrito de Alto Lindo, município de Ibiapina/Ce, realiza pela primeira vez seu carnaval de rua. Os foliões se concentraram na rua principal do distrito. A animação foi por conta da banda "Amor proibido". O evento foi realizado pela prefeitura Municipal de Ibiapina.

PARQUE ECOLÓGICO DO AGUDO


Agora é Lei

Foi sancionado pelo prefeito Marcão, do município de Ibiapina/Ce, no último dia 25, e publicado em 01 de Março, a Lei Municipal nº 510/2011 que “Dispõe sobre a criação do Parque Ecológico do Agudo, e dá outras providências”. O Projeto de Lei teve como autor o vereador Fernando Carvalho.

Com a nova Lei, o terreno de propriedade da prefeitura municipal de Ibiapina, localizado no Sítio Agudo, as margens da Rodovia da Confiança, entre as cidades de Ibiapina e São Benedito, será utilizado para práticas ecológicas e recriação de sua vegetação nativa.

O projeto também visa o desenvolvimento da comunidade do Sítio Agudo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

PLANO DE AÇÃO - Pacto pela VIDA

Eixos temáticos do “Plano de Ações Integradas frente às Drogas”.

Prevenção ao uso de drogas - As ações preventivas ao uso indevido de drogas podem acontecer em diferentes níveis, dependendo da população-alvo e do perfil da intervenção, levando em conta ainda a interação do sujeito com seu meio. As ações dividem-se em primária, quando se evita a ocorrência de novos casos de uso abusivo de psicotrópicos ou até mesmo um primeiro uso; secundária, que procuram evitar complicações para quem usa ocasionalmente drogas e que apresentam um nível relativamente baixo de problemas e terciária, a partir de um problema existente, procura evitar prejuízos adicionais e/ou reintegrar na sociedade os indivíduos com problemas sérios, melhorando a qualidade de vida dos usuários junto à família, ao trabalho e à comunidade de uma forma geral.
Tratamento de dependentes químicos – Com a expansão do consumo de substâncias, especialmente o crack, percebe-se uma lacuna assistencial nas políticas de saúde para a questão do tratamento dos transtornos associados ao consumo do álcool e de outras drogas. É necessário, portanto, intensificar, ampliar e diversificar as ações orientadas para o tratamento e redução dos danos associados ao uso abusivo de drogas.

Repressão ao tráfico - A atuação do policial nessa problemática que avança sagazmente é de suma importância. Ações de combate ao tráfico, apreensão de drogas e armas são noticiadas diariamente. Mas de que maneira pode-se vislumbrar políticas públicas na tentativa de encontrar alternativas para compreender o problema, os efeitos da violência e sua relação com o tráfico de drogas, o enfrentamento e sua superação?

Reinserção social - Estimular a consciência social e humana, mais participativa do usuário de drogas em tratamento é o objetivo principal da reinserção. A reinserção social para egressos de tratamento da dependência química pode ser vista como a última etapa do tratamento e é determinante na recuperação integral, pressupondo a recuperação das perdas e a criação e/ou fortalecimento de uma rede de apoio aos ex-usuários.

SEMINÁRIO MUNICIPAL - Pacto pela VIDA



Está sendo realizado na Câmara Municipal de Ibiapina, na manhã desta quinta-feira, o SEMINÁRIO MUNICIPAL DO PACTO PELA VIDA. O evento está sendo coordenado pela Equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião será feito o lançamento da 2ª etapa do PROJETO IBIPPAZ e PACTO PELA VIDA.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito municipal, Marcão; vereador Fernando Carvalho; Secretária de Saúde, Georgiane Linhares; Delegado de polícia, Dr. Márcio, além de secretários municipais, autoridades, religiosos, professores e demais participantes.

Em suas palavras o vereador Fernando Carvalho pediu maior aplicabilidade da Lei que delimita a distância mínima para funcionamento de bares nas proximidades das escolas. Disse ainda que “assim estaríamos combatendo a droga social que leva, degrau por degrau, as outras dogras”.

O prefeito Marcão registrou a reforma do antigo prédio da cooperativa para funcionamento do Centro Administrativo e assim estaria “transformando o espaço que era ocupado por pessoas para uso de drogas”.

terça-feira, 1 de março de 2011

ACIDENTE EM GUARACIABA

O motorista acusado de atropelar e matar sete pessoas na noite do último domingo (27), em Guaraciaba do Norte, Ibiapaba, foi preso no final da manhã desta terça-feira (01). Ele estava escondido na zona rural do município, precisamente no Sítio São José, buscando evitar o flagrante do crime.

Cícero Lopes de Oliveira, de 32 anos, não resistiu à prisão. Segundo o delegado Rudson Rocha, um acordo foi feito para que a integridade física do acusado fosse preservada e ele se rendeu. Cícero já responde a dois roubos (artigo 157 do Código Penal Brasileiro).

Mais detalhes no site ceará agora (www.cearaagora.com.br)

ACIDENTE EM GUARACIABA


Acidente ocorrido em Guaraciaba do Norte foi matéria do Jornal Nacional nesta segunda-feira (28/02).

CARNAVAL 2011 EM IBIAPINA