Eixos temáticos do “Plano de Ações Integradas frente às Drogas”.
Prevenção ao uso de drogas - As ações preventivas ao uso indevido de drogas podem acontecer em diferentes níveis, dependendo da população-alvo e do perfil da intervenção, levando em conta ainda a interação do sujeito com seu meio. As ações dividem-se em primária, quando se evita a ocorrência de novos casos de uso abusivo de psicotrópicos ou até mesmo um primeiro uso; secundária, que procuram evitar complicações para quem usa ocasionalmente drogas e que apresentam um nível relativamente baixo de problemas e terciária, a partir de um problema existente, procura evitar prejuízos adicionais e/ou reintegrar na sociedade os indivíduos com problemas sérios, melhorando a qualidade de vida dos usuários junto à família, ao trabalho e à comunidade de uma forma geral.
Tratamento de dependentes químicos – Com a expansão do consumo de substâncias, especialmente o crack, percebe-se uma lacuna assistencial nas políticas de saúde para a questão do tratamento dos transtornos associados ao consumo do álcool e de outras drogas. É necessário, portanto, intensificar, ampliar e diversificar as ações orientadas para o tratamento e redução dos danos associados ao uso abusivo de drogas.
Repressão ao tráfico - A atuação do policial nessa problemática que avança sagazmente é de suma importância. Ações de combate ao tráfico, apreensão de drogas e armas são noticiadas diariamente. Mas de que maneira pode-se vislumbrar políticas públicas na tentativa de encontrar alternativas para compreender o problema, os efeitos da violência e sua relação com o tráfico de drogas, o enfrentamento e sua superação?
Reinserção social - Estimular a consciência social e humana, mais participativa do usuário de drogas em tratamento é o objetivo principal da reinserção. A reinserção social para egressos de tratamento da dependência química pode ser vista como a última etapa do tratamento e é determinante na recuperação integral, pressupondo a recuperação das perdas e a criação e/ou fortalecimento de uma rede de apoio aos ex-usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.