domingo, 20 de março de 2011

ESTÁ CHEGANDO UM NOVO PARTIDO

Kassab deixa DEM, leva Afif e cria PSD na segunda

Agência Estado

Publicação: 19/03/2011 07:35 Atualização:

Depois de cinco meses de articulações, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou ontem o desligamento do DEM e a criação de um novo partido, batizado de PSD (Partido Social Democrático), com o objetivo de se cacifar politicamente para disputar a eleição estadual de 2014. O anúncio despertou certa desconfiança no Palácio dos Bandeirantes, que travou uma queda de braço tácita com o prefeito nos últimos dias para evitar que Kassab engordasse a nova legenda com aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O lançamento oficial do novo partido será na Assembleia Legislativa paulista, na segunda-feira, às 12h30. Na ocasião, será feita a leitura de manifesto de fundação da sigla. O vice-governador Guilherme Afif Domingos e o secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura paulistana, Cláudio Lembo, saem do DEM para acompanhar Kassab.

.......

PSD de Kassab defende a adoção do voto distrital

O prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador Guilherme Afif Domingos fizeram as últimas alterações no estatuto do PSD (Partido Social Democrático), sigla que será criada por eles. O documento explicita o caráter liberal do partido, mas Kassab procura manter certa ambiguidade ideológica ao trazer o termo "social" para o nome da sigla.

O estatuto do PSD defende uma pauta liberal. Exalta o direito à propriedade privada e à segurança jurídica, por exemplo. O documento também prega a reforma política e apresenta o voto distrital como a melhor forma de o cidadão "acompanhar e fiscalizar a atuação dos políticos". Nesse modelo eleitoral, cada Estado é divido em pequenas regiões, chamadas de distritos. Cada uma delas elege um deputado, o mais votado. Juntos, os eleitos pelos distritos formariam as bancadas estaduais.

O novo partido será oficialmente apresentado a São Paulo na segunda-feira. O estatuto será lido em uma cerimônia na Assembleia Legislativa. A partir daí, Kassab e seus aliados darão início a uma série de formalidades. Para registrar o PSD, Kassab terá que apresentar cerca de 490 mil assinaturas favoráveis à nova agremiação --equivalente a 0,5% do número de eleitores do país.

Elas precisam ser recolhidas em pelo menos nove Estados, sendo que em todos eles pelo menos 0,1% dos eleitores têm que endossar o documento. No Acre, por exemplo, são necessárias 344 assinaturas. (FONTE: teia de notícias)


Kassab começa busca de assinaturas para criar novo partido


Prefeito de São Paulo esteve em Salvador neste domingo. Previsão é de que o PSD esteja oficialmente criado até julho.

Do G1, com informações da Agência Estado

O prefeito Gilberto Kassab dá entrevista em Salvador, ao lado do vice-governador da Bahia, Otto Alencar (Foto: Lucio Tavora / A Tarde / Ag. Estado)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, começou na manhã deste domingo (20), em Salvador, a coleta de assinatuas para a criação de um novo partido, chamado Partido Social Democrático (PSD).

Na última sexta-feira (18), o prefeito definiu com o vice-governador Guilherme Afif Domingos o desligamento de ambos do DEM, segundo nota divulgada pela assessoria de Kassab.

Em um discurso para políticos da região, Kassab e o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, destacaram o caráter democrático e flexível da nova agremiação. Eles ainda afirmaram que uma cláusula do estatuto dará ao filiado amplo direito de se desfiliar quando desejar. Kassab tranquilizou aqueles que temem deixar seus atuais partidos e ficarem impedidos de participar do processo eleitoral em 2012. "Não há riscos, estamos nos organizando para conseguir as assinaturas necessárias e consolidar juridicamente o partido", garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.