quarta-feira, 10 de maio de 2023

WILSON IBIAPINA


Partiu para o plano celestial, nesta terça-feira, dia 09, em Brasília, o jornalista Wilson Ibiapina. O mesmo estava internando há cerca de vinte dias no Hospital Santa Lúcia, na capital federal. Segundo a família, o mesmo faleceu após "falência múltipla dos órgãos".

A notícia de seu falecimento foi destaque em diversos órgãos de comunicação, como os Jornais cearense, O Povo e Diário do Nordeste, além de também ser matéria no site do G1.

Segundo o jornalista Egídio Serpa do Diário do Nordeste, que assinou matéria intitulada de: "E Deus chamou Wilson Ibiapina, um homem virtuoso e justo", assim se reporta ao já saudoso jornalista:

"Wilson Ibiapina foi um homem bom e justo, ou seja, ajustado aos planos de Deus. Foi aquele amigo que todos desejamos ter, permanentemente de bem com a vida, permanentemente distribuindo amor e carinho ao próximo."

Wilson Ibiapina mantinha um blog - CONVERSA PIABA, que, em sua palavras "O blog é pra gente se aproximar, trocar ideias, divulgar crônicas, contos, reportagens, poesias. Alguma coisa desse material que inunda a Internet e roda pelo mundo, será mostrada aqui, também, a título de curiosidade. Portanto, vamos ter material pra ler e pra ver."



JOSÉ WILSON FERREIRA IBIAPINA

Fonte: MEMÓRIA O GLOBO

José Wilson Ferreira Ibiapina nasceu em Ibiapina, no Ceará, em 26 de Fevereiro de 1943. Filho do farmacêutico Francisco Pontes Ibiapina e da funcionária pública Maria Dalva Ferreira Ibiapina, começou a trabalhar, aos 14 anos, como repórter amador em um jornal de Fortaleza. Aos 19, trabalhou na primeira TV do Ceará. Foi repórter também dos Diários Associados antes de vir para o Rio de Janeiro, em 1968, onde trabalhou no jornal Correio da Manhã e na Rádio Tupi.

Em 1970, foi para Brasília, onde conheceu Paulo Mário Mansur, diretor de Jornalismo da Globo de São Paulo, enviado à Capital Federal para montar a Globo Brasília. Convidado a fazer parte da nova equipe, Wilson Ibiapina tornou-se o primeiro repórter da emissora, então sob a direção de Edison Lobão.

Ainda em 1976 participou da equipe que cobriu a viagem oficial do então presidente Ernesto Geisel ao Japão. Em 1977, Wilson Ibiapina trabalhou no programa 'Painel', no qual comandava entrevistas ao vivo com autoridades. O programa antecedeu o 'Jornal da Globo' na grade de programação da Globo. Em seguida, Ibiapina foi editor do próprio 'Jornal da Globo'. No início da década de 1980, cobriu a primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil e, depois, acompanhou a viagem do pontífice à Ásia. Ainda nos anos 1980, trabalhou como editor no 'Bom Dia Brasil'. Em 1982, participou da equipe mobilizada pela Globo para a cobertura das primeiras eleições diretas para governador após o Golpe Militar. Dois anos depois, acompanhou da sucursal de Brasília o crescimento da campanha das Diretas Já. A eleição, seguida da doença e da morte de Tancredo Neves, em 1985, foi outra cobertura importante na carreira de Wilson Ibiapina. Com a entrada de José Sarney na Presidência, o jornalista passou a cobrir as viagens de Sarney. Nesse período, deixou a Globo para se tornar assessor de Toninho Drummond, ex-diretor da Globo Brasília, na presidência da Radiobrás.

Wilson Ibiapina voltou a trabalhar na Globo de Brasília, como editor, em 1990. Na época, a chefia da redação estava com Alexandre Garcia. Paralelamente, trabalhava na implantação de um sistema de comunicação da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará. Em 1992, decidiu se dedicar exclusivamente à afiliada. Tornou-se diretor da sucursal de Brasília do sistema Verdes Mares de Comunicação.

Wilson Ibiapina morreu em 09 de maio de 2023, aos 80 anos, em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.