sábado, 20 de maio de 2023

EDIFÍCIO FERREIRA

História Viva de Ibiapina

Perspectiva do Edifício Ferreira - Maio/2023

Um dos  imóveis mais antigo de Ibiapina, o Edifício Ferreira sempre se destacou, no centro da cidade, pro sua majestade e arquitetura.

Pioneiro na construção de um piso superior, o imóvel serviu para que funcionasse o comércio do proprietário e escritor Pedro Ferreira de Assis, nascido em Ibiapina em 04 de Outubro de 1.881. Depois funcionou também o comércio de ex-prefeito Pedro Aragão Ximenes.

O Edifício Ferreira representa um pouco da História de Ibiapina. Tanto pela biografia de seu proprietário, como pelos que ali passaram. E não foram poucos.

No Edifício Ferreira funcionou por um bom tempo um serviço de auto falantes, onde era apresentada um programa de divulgação de informações de interesse da população, conhecido por "A Voz da Municipalidade". Entre os locutores o Sr. Joaquim Aguiar, conhecido como  Quinzinho e também o Sr. Nonato Gomes, radialista de fama além dos limites de Ibiapina. 

Foi sobre o teto do Edifício Ferreira que funcionou por longos anos a venda de frangos do Sr. Carlos e D. Efigênia, pioneiros no ramo em nossa terra.

Nos dias atuais o imóvel encontra-se abandonado. O risco de desmoronamento não é descartado.  No ano de 2019 circulou nas redes sociais notícia de que o mesmo encontrava-se interditado haja vista o risco de queda.

Populares são favoráveis a sua demolição, entretanto, parcela da população clama pela sua restauração e tombamento, que é o conjunto de ações realizadas pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por meio de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venha a ser destruído ou descaracterizado.

E o tombamento não pode ser descartado. Exemplo é a Lei Municipal 421/2009 que dispõe sobre o tombamento do monumento "O Homem no Carro de Boi", localizado hoje no Paço Municipal, que estava sendo destruído e foi recuperado. A Lei foi autoria do ex-vereador Fernando Carvalho e sancionado pelo prefeito Marcos Antônio (Marcão).


Lei Municipal 421/2009

Foto antiga do Edifício Ferreira

Registro da Inauguração

O autor (Fernando Carvalho) em visita ao Edifício Ferreira

Registro da interdição do Edifício em Setembro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.