quinta-feira, 11 de maio de 2023

EXTREMO OESTE DE IBIAPINA

 

Limites de Ibiapina (Azul - Rios Pejuaba e Jaburu)

O extremo Oeste de Ibiapina limita-se com o Estado do Piauí. O ponto extremo é a união do Rio Pejuaba com o Rio Jaburu, que continua sendo Rio Jaburu pela terras do Piauí, até alcançar o Açude Piracuruca, distante aproximadamente 36 km do Ceará. 

Essa região, que tem altitude média aproximada de 200 metros do nível do mar, está localizada, em linha reta, a pouco mais de 42 km do centro da cidade de Ibiapina. O acesso a região é precário. Existe uma estrada projetada, CE-253  que passa pela sede do Distrito de Pindoba. Após passar por Pindoba, praticamente não existe mais estrada. O caminho é de difícil acesso, com bastante areia.

A região tem um localidade chamada Revedouro, com igreja edificada e algumas residências. Outras residências se distribuem as margens dos Rio Jaburu. Aproximadamente uma 20 ou 25 casas. Grandes redes de distribuição de energia cortam o território, além da instalação de torres de geradoras de energia, principalmente na Serra do Nazaré.

Quem se aventurar a fazer o percurso partindo de Ibiapina com direção a São João das Fronteiras/PI, desfrutará de uma grande aventura. Terá oportunidade de visitar o cemitério de Zé da Luz, conhecer a Vila de Pindoba,  passar pela entrada do Buraco do Zeza, ver a Serra do Nazaré,  visitar o Monte e atravessar o trecho até chegar a Revedouro e depois São João das Fronteiras, no Piauí.


Capela em Revedouro - Ibiapina

Estrada corroçavel

Estrada de areia

Torres de transmissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.