sábado, 23 de novembro de 2024

IBIAPINA COMEMORA SEUS 146 ANOS – MAS NEM TUDO É FESTA

 


O dia 23 de Novembro de 2024, data em que o município de Ibiapina comemora a sua emancipação política, tinha tudo para ser marcado como uma data festiva e inesquecível para seus munícipes e toda Zona Norte do Estado do Ceará. Festiva não será, mas inesquecível será.

A administração municipal havia planejado uma grande festa como nunca antes vista nessas terras de Padre Pinto. Atrações a nível nacional haviam sido contratadas para fazerem parte das comemorações. E toda uma programação estava em andamento.

Paralela a toda essa programação, as redes sociais de muitos habitantes ainda em clima de eleição municipal tão recente, antecipavam o que viria a ser esse dia 23. Comentários pipocavam que a festa seria apenas para os vencedores das eleições municipais enquanto outros informavam que a festa é para todos. Comentários que exaltavam-se no decorrer dos dias. No mundo bem mais real, tramitava junto ao Fórum de Ibiapina Ação Civil Pública motivada pelo Ministério Público sobre a realização do evento. E uma batalha jurídica iniciava-se...

No dia a dia, a expectativa sobre a realização ou não do evento preocupava comerciantes que vislumbravam na realização de um grande evento uma oportunidade para melhorar os seus ganhos. Ibiapinenses residentes em outras regiões também procuravam uma fonte segura para poder garantirem sua ida a terra natal com a certeza da realização da grande festa. E a nuvem de incertezas passeava sobre o céu ibiapinense.

Como se estivesse alheio a toda essa celeuma, profissionais de eventos trabalhavam avidamente montando o palco e toda a estrutura para a realização do tão sonhado encontro de José Vaqueiro e demais atrações com seus fãs. E, no apertar do último parafuso do palco ainda encoberto pelo último fio de raio de esperança, a nuvem da incerteza transformou-se em um temporal avassalador que arrastou o sonho de muitos ibiapinenses com a conhecimento que a Justiça havia emitido decisão para a não realização do evento.

Enquanto o sonho de alguns caiam por terra pela perda da oportunidade de encontrar um ídolo, comerciantes começavam a amagar seus prejuízos.

Nesse cenário, a Administração Municipal amarga uma derrota por não comprovar capacidade financeira para realização de um grande evento diante de um cenário onde o município vem ocupando as redes sociais e o noticiário com episódios de descaso administrativo. Foram destacados pelo MP os "problemas existentes no município como precariedade dos transportes escolares, irregularidades nas contribuições previdenciárias de servidores municipais, repasse insuficiente de verbas para o Consórcio Público de Saúde da Ibiapaba e falta de fornecimento de Água no distrito de Alto Lindo" para a motivação da Ação.

Perdeu o município que não teve seu "Feliz Aniversário"; Perderam os comerciantes e ibiapinenses que não puderam desfrutar do grande evento...

Ganhou o regramento jurídico que mostrou-se vigilante na defesa do erário público.

A divulgação do cancelamento da festa dos 146 anos de emancipação política de Ibiapina foi noticiada em diversos órgãos de comunicação.

Jornal o Povo - Ministério Público do Ceará - A Notícia do Ceará

A Prefeitura Municipal de Ibiapina manifestou-se sobre a decisão através das redes sociais, e lamentou "profundamente pela situação e a frustação causada na população". Ao fim da matéria, nota completa da Prefeitura.









NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIAPINA

A Prefeitura Municipal de Ibiapina, por meio da Secretaria de Cultura, vem a público informar que as comemorações em honra aos 146 anos de nossa amada cidade estão suspensas em decorrência de uma decisão judicial advinda de uma Ação Civil Pública que foi proposta pelo Ministério Público e, o JUIZ da Comarca de Ibiapina, na data de hoje, que seria o início dos eventos, concedeu uma decisão liminar, nos seguintes termos: ".... determinar que o MUNICÍPIO DE IBIAPINA/CE se abstenha de realizar os eventos festivos sob o argumento de comemoração de aniversário de emancipação política do município (“146 ANOS DE IBIAPINA)".
Infelizmente, o Município de Ibiapina foi pego de surpresa com essa decisão judicial proferida hoje, a qual iremos cumprir, pois decisão judicial se cumpre e depois se contesta.
Assim, o Município entende a importância dessa celebração para nossa comunidade e lamenta profundamente pela situação e a frustração causada na população.
No entanto, queremos assegurar a todos os cidadãos que estamos tomando as providências necessárias e entraremos com as medidas jurídicas cabíveis, para que essa decisão seja revista.
Nosso compromisso é preservar a cultura e as tradições de Ibiapina, e faremos o possível para que possamos celebrar juntos essa data tão significativa, cujo evento já vem se realizando há vários anos nesta Cidade.
Agradecemos a compreensão de todos e manteremos informados quando tivermos maiores novidades.
Prefeitura Municipal de Ibiapina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.