domingo, 21 de novembro de 2021

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE BETÂNIA

 

A comunidade do Distrito de Betânia, município de Ibiapina, deverá comemorar em breve a conclusão dos serviços de ampliação de seu Sistema de Abastecimento de Água. Sofrendo com escassez hídrica há vários anos, a população vivia tempos difíceis, onde as reclamações eram constantes, vindo a ocupar as redes sócias com a manifestação de moradores.

Através da Unidade de Negócios da Serra da Ibiapaba – UNBSI, setor da Cagece que é responsável pelo gerenciamento dos trabalhos na Serra Grande, e em parceria com a prefeitura de Ibiapina, foram iniciados os trabalhos de construção da nova adutora. Segundo o Coordenador de Serviços de Expansão da UNBSI, Sr. Messias Rômulo, “com essa obra será possível melhorar o abastecimento do Distrito e atender as metas do plano de investimento da companhia para a população de Ibiapina”.

O governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, investe certa de 1,15 milhões para realização dos serviços de construção da nova adutora em tubos deFoFo com diâmetro de 75mm e extensão aproximada de 08 (oito) quilômetros. A obra conta com parceria da Prefeitura Municipal de Ibiapina que entra na execução dos serviços com as máquinas e apoio logístico na escavação das valas para instalação da adutora.


Assentamento de tubos da nova adutora

Assentamento de tubos da nova adutora

Assentamento de tubos da nova adutora

Fernando Carvalho acompanhando obras de construção da nova adutora de abastecimento de água de Betânia

Marco Legal do Saneamento Básico

Com a aprovação do novo marco legal do Saneamento Básico, que tem como objetivo principal universalizar e qualificar a prestação de serviços no setor, os principais pontos a serem atendidos são:

  • Meta de 99% da população com água potável em casa até dezembro de 2033

  • Meta de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033

  • Ações para diminuição do desperdício de água aproveitamento da água da chuva

  • Estímulo de investimento privado através de licitação entre empresas públicas e privadas

  • Fim do direito de preferência a empresas estaduais


  • Se as metas não forem cumpridas, empresas podem perder o direito de executar o serviço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.