domingo, 24 de outubro de 2021

TURISMO EM IBIAPINA

 

A atividade turística foi um dos setores da economia mais impactados com a pandemia do coronavírus. Estabelecimentos comerciais do ramo de alimentação viram suas portas fecharem, hotéis terem reservas canceladas. Shows, viagens, eventos esportivos, todos suspensos e, do nada, o mundo desabou, ficando o turista, confinado dentro de casa.

Passados quase dois longos anos, com o avanço da vacinação e a imunização da população, pouco a pouco o segmento turístico vai dando passos de recuperação. O índice de atividade turística no Ceará divulgados pelo IBGE, aponta para crescimento de 16,7% de maio para junho, mantendo a tendência de elevação positiva.

Para muitos, o turismo é considerado um das soluções para criação de novos empregos e oportunidade de crescimento profissional, levando a economia local a girar, com a movimentação financeira de recursos vindos de fora.

Como exemplo, para o funcionamento de um pequeno balneário, é necessário a contratação de diversos funcionários para o atendimento das diversas demandas existentes, como recepcionistas, cozinheiros, garçons, auxiliares de serviços, entregadores, gerente, além dos que trabalham indiretamente para fornecerem os itens necessários ao perfeito funcionamento. Com isso, consequentemente, outros empreendimentos externos em volta de um pequeno balneário tendem também a crescer com o funcionamento de mesmo e o aumento do fluxo de pessoas na região.

A Serra da Ibiapaba é considerada uma região com grande potencial turístico pelos seus atrativos naturais, podendo desenvolver o turismo de aventura, rural, lazer e ecológico. Nos últimos anos, também, vem desenvolvendo o turismo religioso com a implantação do Santuário de Nossa Senhora em São Benedito.

Nesse cenário, diversos municípios ibiapabanos vão se consolidando na busca de sua identidade turística.

Seja Ubajara, com sua famosa gruta e o bondinho, que iniciaram toda essa saga a São Benedito, o mais recente, com o turismo religioso, os municípios da Serra Grande apresentam diversas atrações.

Viçosa do Ceará, com o turismo cultural, com seus prédios antigos e vasta cultura; Tianguá, com o Sítio do Bosco e turismo de aventura, Ipu e sua famosa bica.

Ibiapina, localizada no centro territorial da Serra da Ibiapaba, também tem seus encantos. Tem atrativos naturais, com suas bicas e mirantes; tem excelente culinária, tanto no calçadão da Liberdade como na Avenida Francisco Luis, com seus bares e restaurantes; tem seus ícones, como o Arco da chegada, o Monumento do Homem no Carro de Boi, a Gruta de Nossa Senhora, a Igreja Matriz, O Relógio da Flores (que precisa ser restaurado); tem a ladeira de Ibiapina a Mucambo; tem seus locais de lazer, como o Cross Ninga Palace – Sítio São Jose, o Clube de Lazer Sol Nascente – Sítio Tauan de Baixo, O Marina Parque Hotel (sim, Marina, para que não sabe, está localizado no município de Ibiapina), e ainda o balneário do Alto Lindo, que mesmo estado desativado, pode vir a ser um grande atrativo turístico para Ibiapina.

Muito potencial adormecido que necessita ser canalizado para atrair diversos turistas a virem desfrutar as belezas e culinária de Ibiapina.


Balneário de Alto Lindo


O balneário de Alto Lindo está localizado a pouco mais de 500 metros da Sede do Distrito, e a 11 Km do centro da cidade Ibiapina. Foi construído pela Administração Pública Municipal de Ibiapina as margens do Rio Pejuaba.

Muito antes de sua construção havia uma barragem em pedra, que com um grande inverno, veio a rompe-se e nunca mais foi restaurada. Era um bonito banho, pois tinha a água represada e pequenas cachoeiras artificias.

Atualmente o imóvel que é composto por quadra de areia para prática esportiva, palco e área de festas, restaurante, entre outros, está desativado, precisando de restauração.

Que não ocorra com o balneário de Alto Lindo o que ocorreu com o balneário localizado próximo a antiga Praça do CSU, as margens do Rio Jaburu.


Vista do Rio Pejuaba

Área do Restaurante

Quadra de areia para prática esportiva

Palco e área de dança

Rio Pejuaba e ao fundo a barragem rompida

Área do restaurante e bar

Vista do balneário

Vista do balneário

Fernando Carvalho, visitando o balneário




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.