domingo, 24 de março de 2019

MIRANTE DE IBIAPINA


Uma atração turística abandonada


Vista do Mirante de Ibiapina/CE.

Localizado a quase três quilômetros do centro de Ibiapina, o mais conhecido mirante do município, e que poderia ser sua principal atração turística, continua esquecido e praticamente abandonado. Nem mesmo sua localização estratégica, por está situado no início da ladeira que liga o município de Ibiapina ao município de Mucambo e dá acesso aos que trafegam com destino a Sobral ou Fortaleza, fez com que um projeto de melhoria fosse ali desenvolvido.

O acesso de Ibiapina ao mirante é pela CE-253, mais conhecida como Rodovia Pedro Aragão. Um trecho bastante aproveitado pelos que praticam a caminhada. Entretendo, atualmente o mato praticamente invade a via, o que dificulta a vida dos que se aventuram a percorrer o trecho. Falta atenção do Poder Público em reivindicar o roço lateral.

O local é de extrema beleza. De lá se observa todo o sertão. E pode ver a cidade de Mucambo e seu açude Ibiapina; o Açude Taquara, a cidade de Frecheirinha, entre outros. A natureza pulsa aos olhos. O clima de paz associado com o vento, a uma altitude de quase 900 metros do nível do mar, nos remete a uma união com essa obra de arte de nosso Criador.

Aos que se aventura a parar para olhar, a princípio, surge o receio de cair. Falta uma mureta de proteção. Também não tem energia elétrica e nem uma estrutura mínima, como sanitários. O local só não é mais isolado porque um morador da comunidade improvisou uma pequena barraca. Lá ele atende aos visitantes e os serve com bebidas e tira-gosto. Também de lá se tem acesso a trilhas e bicas.

A população local sempre cobra das autoridades competentes a construção do mirante para que desenvolvam um projeto de melhorias e assim fortaleçam o turismo no município. Que construam uma ciclovia de acesso. Que melhorem o policiamento da área. 

Ibiapina tem muito a se desenvolver. 

Acesso difícil. O mato invadindo a via.

Mirante sem proteção, com risco de acidentes.

Área grande, com estacionamento.

Barraca do Mário. Local onde serve alimentos e bebidas. Atendimento muito bom.

Vista do Mirante. Sem proteção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.