domingo, 10 de março de 2019

ESGOTO PARA O JABURU




ETE em bairro de Ibiapina despeja esgoto no riacho Ouro

A página Ibiapina Notícias, comunidade existente em rede social, fez uma publicação no dia de ontem, 09.03.2019, onde denuncia que “água do esgoto descendo 24 horas do Bairro das Pedrinhas, para o Rio Jaburu”. Segundo ainda a publicação “nenhuma providência tomada”.

A publicação traz também um vídeo onde pode-se observar que o local está praticamente abandonado, com muita vegetação e água cinza e/ou água negra, jorrando de dentro da estrutura.

A estrutura trata-se de uma pequena Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que foi construída pela Prefeitura Municipal de Ibiapina na gestão do ex-prefeito Orismar Wanderley Diniz e que deveria está em operação para realizar o tratamento do esgoto proveniente do Bairro Francisco Custódio de Azevedo (Bairro Pedrinhas). Entretanto, apesar da execução da obra, e de algumas casas estarem interligadas ao sistema de esgotamento sanitário, a ETE não está em operação, fazendo que esse “esgoto” seja extravasado em direção ao riacho ouro, que lança suas águas no Rio Jaburu.

Segundo ainda a publicação, a comunidade Ibiapina Notícias informa que apesar da Câmara Municipal de Ibiapina ter 11 vereadores “nenhum tomou coragem para acionar o Ministério Público da cidade”, e pede para que os vereadores tomem uma posição. O internauta André Leonidas, atual Presidente da ONG Movimento Popular Desperta Ibiapina, também comenta que a situação é cômica porque “é na frente da casa de uma vereadora” e que “é uma fata de respeito com os moradores desse bairro”. E assim continuam os comentários…

Esse problema vem se arrastando por muitos anos, na contramão do que deveria ser uma boa gestão do Saneamento básico do município, onde era para prevenir a poluição dos corpos de água e não contribuir para a sua degradação. Segundo o comentário de Kellry Aguiar de Santana “faz tempo desde a construção desse esgoto… não se toma mais banho nos rios do sítio Ouro.. Há anos...”.

Confira vídeo no página Ibiapina Notícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.