sábado, 13 de fevereiro de 2016

ESPECIAL DA SERRA AO MAR

Esqueceram Ibiapina, Croatá, Carnaubal...


O Jornal O Povo, em sua edição online, publica um especial intitulado "da Serra ao Mar". Na matéria faz uma viagem pelas atrações turísticas da Serra da Ibiapaba, destacando as cidades de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito e Ipu.
Apresenta ao leitor um roteiro de opções para quem quer conhecer a região, mas comete deslizes ao informar os municípios que compõe a Serra da Ibiapaba quando esquece de citar os municípios de Ibiapina e Croatá. Também fica confundindo o leitor com a informação que tinham passado pelo "Maciço do Baturité".

Poderiam ter se aprofundado mais em nossa Região. Atrações como a Cachoeira do Boi Morto em Ubajara, ou a Barragem de Carnaubal, não são citadas.
E cada município, por menor que seja seu potencial turístico, tem sempre algo para mostrar.

Ibiapina
Quem visita Ibiapina pode desfrutar de uma das melhores noites do Planalto Ibiapabano no Calçadão da Liberdade. O local conta com várias opções de bares e restaurantes, e diferentes culinárias, além de oferecer música ao vivo nos finais de semana.
Ainda no calçada, o visitante pode se hospedar em uma pousada localizada no centro da cidade.
No tema religioso, principalmente para os católicos, estando no Calçadão, a pé mesmo, dá para se deslocar para visitar a Gruta de Nossa Senhora ou conhecer a Igreja Matriz.
Ainda em busca de culinária, também em Ibiapina, pode desfrutar da melhor costela na brasa, no bairro São João.
Na busca por aventura, pode visitar as cachoeira do Buraco do Zeza, Bica do Monte Belo, Bica do Pajé, entre outros.

Cross Ninga
Sem esquecer que quem visita o Sítio São José pode conhecer e desfrutar do Cross Ninga, com direito a Tirolesa e trilha de moto cross. Saindo de lá poderia visitar ainda o Balneário Sol Nascente e conhecer um pouco do Distrito de Betânia.

Tema que desperta
Entretanto a matéria coloca uma "pulga atrás da orelha" de qualquer administrador municipal: "o que meu município tem a mostrar para os visitantes?"
E em Ibiapina poderíamos ter ainda mais atrativos, como:
01 - O Monumento do Homem no Carro de Boi;
02 - O Relógio das Flores;
03 - O Museu do CEVACI
04 - Engenhos
05 - Trilhas na Ladeira
06 - Mirante das Pimentas
07 - Mirante da Bilheira
08 - Visita as Fábricas de Álcool e Doces
09 - Pesque e pague da Jurema
Entre outros.

Quem saí ganhando?
No todo, o especial sobre a Ibiapaba traz um ganho muito grande para a Região da Ibiapaba. Quem lê a matéria e assiste aos vídeos, desperta para conhecer um dos lugares mais belos do Nordeste brasileiro.
Fica a missão para os municípios que não foram citados de despertarem para esse negócio e investirem em seus atrativos naturais, melhorarem suas ofertas de serviços e mostrarem ao mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.