segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CHUVAS NA IBIAPABA

Recarga nas Nascentes do Jaburu
Com um mês de Janeiro bastante chuvoso, Ibiapina figura em primeiro lugar na lista dos municípios que mais choveram este ano no Estado do Ceará. Foram 548,4mm, segundo dados do portal da Funceme, de água despejadas nas nascentes do Rio Jaburu, um dos principais rios que fazem recarga ao Açude Jaburu que abastece a Serra da Ibiapaba e as cidade de Mucambo, Pacujá e Graça. Em Ubajara, choveu 377,5mm.

Apesar de em Ibiapina já haver chovido dez vezes mais do que no mês período de Janeiro, 52mm em 2015 contra 548,4mm em 2016, e mais de seis vezes em Ubajara, 59mm em 2015 contra 377,5mm em 2016, toda essa chuva ainda não está sendo suficiente para recuperar o nível do Açude Jaburu, que continua em queda.
Antes das águas chegarem ao Açude Jaburu elas percorrem um grande trecho, e passam por barramentos, com a barragem do Granjeiro, que ainda não sangrou.
E a situação do Açude Jaburu continua crítica. Até o dia 28 de Janeiro ele estava com 21,52 hm³ de água, ou seja 15,26% de sua capacidade. 
Analisando os números dos últimos anos, a situação ainda é muito alarmante. Mesmo com todo o esforço feito no ano passado, onde foi possível reduzir em 53% a quantidade de consumo em relação ao ano anterior, nada está resolvido. Nos dois anos anteriores houve consumo em torno de 28 hm³/ano, contra 13,36 hm³ do ano passado.
Já as recargas em consequência dos fracos invernos, em média de 4 hm³.
Mantendo esse cenário dos últimos três anos, mesmo com toda essa chuva deste mês Janeiro, poderemos finalizar o ano de 2016 com uma séria crise hídrica na Ibiapaba. A batalha pela economia de água deve continuar mais forte ainda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.