domingo, 15 de março de 2015

Proposta para criação de universidade na Ibiapaba será enviada ao MEC




A implantação da universidade da Ibiapaba foi tema de audiência pública na tarde desta sexta-feira (13/03). O debate foi promovido pelas comissões da Juventude (CJUV) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) da Casa. Parlamentares e lideranças políticas da Ibiapaba compareceram ao evento. Ficou acertado que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta com um estudo sobre a viabilidade técnica e acadêmica para a instalação de uma universidade na região.
Segundo o deputado Carlos Felipe (PCdoB), presidente da CCTES, há um entendimento da Universidade Federal do Ceará (UFC) indicando que a Ibiapaba poderá ser contemplada, por ser uma região que tem crescido. “As outras regiões do Ceará estão todas contempladas. O vácuo que existe hoje é na Serra da Ibiapaba. Esse é um movimento de luta que não vem de agora e envolve várias lideranças daquela região”, disse Carlos Felipe.
O deputado Bruno Pedrosa (PSC), presidente da CJUV, salientou que a universidade na Ibiapaba vai atender e melhorar a situação de muitos jovens. “A juventude tem que viajar 300 quilômetros diariamente para fazer uma faculdade em Sobral, correndo risco de sofrer acidentes de automóvel, andando em ônibus com condições precárias, sofrendo assaltos”, afirmou o parlamentar.
A deputada Augusta Brito (PCdoB) defendeu que a universidade para a região deve ser prioritariamente pública. Ela reforçou que muitos jovens da região não frequentam uma faculdade por não terem condições de se deslocar para outro município.
O deputado Sérgio Aguiar (Pros) destacou que é preciso incluir a ciência e a tecnologia como patrimônio da população. “Essa inclusão passa por novas universidades, para poder dar qualificação adequada aos nossos jovens”. Já o deputado Gony Arruda (PSD) defendeu que a implantação da universidade da Ibiapaba precisa estar na pauta dos governos Estadual e Federal.
Para Inácio Arruda, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Ibiapaba é um bom local em termos de produção e formação de pessoas. “Agora, temos que adequar esse desejo à situação e realidade atual, que é de contenção de recursos”, disse Inácio. O secretário informa que conversou com os reitores da UFC, Uece e IFCE, que se mostraram favoráveis à expansão para a serra.
Ciro Nogueira Filho, pró-reitor da Universidade Federal do Ceará, afirmou que os parlamentares e prefeitos das cidades de Ibiapaba “estão no caminho certo” para conseguir a implantação de uma universidade na região. Segundo ele, a serra preenche critérios técnicos e acadêmicos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Vocês têm tudo para montar uma proposta e apresentar ao MEC”, assegurou. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (Conderi), Glauber Lira, colocou que a região precisa lutar pelo reconhecimento do Governo do Estado para ter crescimento rápido. Os prefeitos dos municípios da Ibiapaba ressaltaram a importância da implementação da universidade e se mostraram dispostos a elaborar a proposta a ser enviada ao MEC. Participaram da audiência pública os prefeitos de Tianguá, São Benedito, Ipu, Croatá, Guaraciaba do Norte, e o vereador Gerardo Marques, representante da Frente Parlamentar de Ibiapaba.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.
Imagens: Francivaldo Romão (facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.