terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Índice Firjan aponta Tianguá com maior crescimento na Serra da Ibiapaba



Estudo divulgado oficialmente pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) aponta  a cidade de Tianguá com melhor desempenho positivo geral na Serra da Ibiapaba. Ela superou os demais municípios da Ibiapaba nos indicativos educação e emprego/renda. Ibiapina foi o município que teve o melhor indicativo da Ibiapaba na Saúde. 

O município  que apresentou o melhor percentual de crescimento em relação ao ano de 2009 foi Guaraciaba do Norte, com crescimento de 9,7%.

Apenas dois municípios apresentaram crescimento negativo com relação ao ano anterior: Croatá e Viçosa do Ceará, sendo Viçosa a última colocada pelo ranking FIRJAN na Serra da Ibiapaba.

O IFDM, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.


Você pode pesquisar seu município através do site FIRJAN: www.firjan.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.