segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jovem Cearense é selecionado pelas Nações Unidas para representar o país na Conferência Internacional TUNZA 2011.


O jovem Iranildo de Sousa Ferreira Embaixador Climático do Programa Climate Generation do British Council foi selecionado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA para representar o Brasil na Conferência Internacional TUNZA sobre o Meio Ambiente.

O Jovem Iranildo de Sousa Ferreira – Embaixador Climático por meio do Programa Climate Generation do British Council foi selecionado para participar da Conferência Internacional TUNZA 2011 e irá para a Indonésia entre 26 de setembro e 01 de outubro. O jovem brasileiro foi selecionado entre milhares de inscritos do mundo todo.

Iranildo contribuirá na elaboração de propostas a serem apresentadas na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, avaliará a contribuição dos jovens para o Ano Internacional das Florestas e compartilhará experiências de ativismo e trabalhará com especialistas da área ambiental.

A Conferência Internacional TUNZA sobre o Meio Ambiente 2011 será realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA em colaboração com o governo da Indonésia, de 26 de setembro a 01 de outubro de 2011. No total serão 1400 participantes que discutirão o papel e insumos da juventude para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável “Rio+20”. A Conferência Internacional TUNZA 2011 tem como lema “Reformulando nosso futuro através de uma economia verde e estilo de vida sustentável”. A Conferência irá também analisar a contribuição da juventude para o Ano Internacional das Florestas e como os jovens podem adotar estilos de vida sustentável. Os Temas da Conferência são Rio+20, Economia Verde, Estilo de Vida, Florestas e Consumo Sustentável do Estado Ambiental Global através da perspectiva da juventude.

O participante brasileiro Iranildo de Sousa Ferreira já vem se destacando pela sua importante atuação a nível local e global na identificação de vulnerabilidades, mitigação e adaptação dos problemas ambientais, o jovem já foi selecionado pelo British Council para exercer a função de Embaixador do Clima e foi selecionado pela Deutsche Welle TV Alemã para representar o Brasil na série premiada Global Ideas.

“Esta não é uma época para pessimismo nem para fazer vista grossa diante dos problemas ambientais. É a hora para uma ação construtiva e determinada, porque o sinal de alerta já foi dado.”, diz Iranildo.



Breve Perfil de Iranildo de Sousa Ferreira:

Iranildo de Sousa Ferreira tem 16 anos e há nove anos atua na área socioambiental tendo idealizado o Programa Preservando Para o Futuro - Prefuturo em 2007 no qual hoje exerce a função de Coordenador de Preservação Ambiental.

Em 2008 participou do processo de organização da III Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA) e coordenou no Estado do Ceará o Curso de Mudanças Climáticas, Queimadas e Incêndios Florestais: Técnicas, Alternativas e Soluções, através de uma parceria com o PREVFOGO/IBAMA de Brasília. Em 2009/2010 participou da organização do Pacto das Águas no Ceará e começou a coordenar junto ao Prefuturo a Campanha Saco é um Saco do Ministério do meio Ambiente no Estado do Ceará.

Iranildo é atualmente Embaixador Climático do British Council por meio do processo seletivo do Programa Climate Generation realizado em 2010 na América Latina e Caribe, é Ponto Focal da América Latina e Caribe na Constituinte YOUNGO-UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), representa o Brasil no Global Ideas blog da Deutsche Welle TV Alemã e participa da Coordenação-geral da 7ª Conferência da Juventude - COY7 que antecede a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima - COP17.

FONTE: SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE IBIAPINA e site da undimece.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.