quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conferência Internacional da Juventude discute empregos verdes para o desenvolvimento sustentável

Rumo à Rio+20, Conferência Internacional da Juventude TUNZA debate o tema ‘Juventude & Economia Verde: Remodelando modos de vida e subsistência’, em Bandung, Indonésia.

Participantes:

  • Vice-Presidente da República da Indonésia, Professor Boediono
  • Ministro das Relações Exteriores, Marty Natalegawa
  • Ministro do Meio Ambiente, Muhammad Hatta
  • Kuntoro Pak, Chefe da Unidade Especial de Deliberação
  • Subsecretário Geral e Diretor-Executivo do PNUMA, Achim Steiner
  • Embaixador da Boa Vontade do PNUMA & renomado fotógrafo e cineasta, Yann Arthus Bertrand
  • Jovens e crianças representando países de todo o mundo
  • Vencedores do 20° Concurso Internacional Infantil que virão das Filipinas, Japão, Alemanha, Bahrein, Estados Unidos, México e Quênia.

Enquanto o mundo se prepara para a Conferência Rio+20, a ser realizada em junho de 2012, mais de 1.400 jovens de 120 países estão se reunindo na Indonésia no período de 27 de Setembro e 01 de outubro de 2011 para dar forma, nitidez e finalizar a sua posição sobre as discussões que acontecerão no ano que vem no Rio de Janeiro.

A Cúpula da Terra de 1992, ou Rio 92, marcou o surgimento do conceito do desenvolvimento sustentável contemporâneo e deu origem aos tratados sobre a mudança climática e biodiversidade.

A Rio+20 ocorrerá em um mundo nitidamente diferente daquele do final do século XX, tanto em termos de economia e sociedade como de meio ambiente e geopolítica.

Os jovens e as crianças que estão reunidos para a conferência Tunza na cidade de West Java, Bandung — a terceira maior da Indonésia — entregarão, no Rio, seus pedidos, esperanças e apelos aos líderes mundiais para um resultado sólido e transformador por meio da Declaração de Bandung.

Iranildo de Sousa Ferreira, um dos jovens brasileiros que participarão da Conferência TUNZA, diz que essa é uma oportunidade para consolidar uma discussão global sobre uma visão de futuro fundamentada no paradigma do desenvolvimento sustentável, tendo como referência os trilhos da economia verde e da erradicação da pobreza. “Tentarei, junto com os demais participantes, mostrar que meio ambiente é parte do conjunto de temas orientadores das agendas de desenvolvimento e não mais um tema secundário ou periférico aos processos de tomada de decisão que orientam o crescimento econômico e o desenvolvimento social”, adicionou.

No topo da agenda da Conferência Tunza, que se realiza entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro de 2011, está a atual e futura questão dos empregos verdes, assunto que surge como grande desafio para a economia global, além de esforços para a erradicação da pobreza.

Estima-se que, dentre 211 milhões de pessoas empregadas no mundo, uma média de 40% — cerca de 81 milhões — têm entre 15 e 24 anos de idade.

O crescimento e o desenvolvimento são necessários para combater essa crise. No entanto, o desafio o qual os líderes mundiais devem enfrentar é a maneira com que irão gerar um crescimento sustentável de forma a proporcionar resultados sociais, incluindo emprego e maior equidade, ao mesmo tempo que mantendo a pegada ambiental da população dentro dos limites do planeta.

Os dois temas da Rio +20 refletem esse desafio: uma Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; assim como o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

O PNUMA e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) obtiveram recentemente dados analíticos que indicam que a transição para uma Economia Verde de baixo carbono e eficiência energética oferece grandes oportunidades para alcançar objetivos múltiplos, desde a gestão de resíduos e reciclagem até a eficiência energética e de transportes e gestão de recursos naturais, incluindo a silvicultura.

O PNUMA e a OIT destacaram que hoje, por exemplo, mais pessoas estão empregadas nos setores de energia renovável do que na indústria de combustíveis fósseis.

Considerando que mais de 80% da população jovem mora em países em desenvolvimento, onde a dependência de recursos naturais e a pobreza se cruzam, empregos verdes gerados a partir de uma economia mais inteligente representam uma oportunidade para reformular vidas e meios de subsistência.

Para auxiliar os jovens no debate dessas questões, o PNUMA montou uma equipe de renomados especialistas, decisores políticos e cientistas para conduzir workshops e seminários focados em temas relevantes.

Estarão também presentes “mentores” — escolhidos entre antigos representantes juvenis da Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável — que participarão junto aos jovens de um debate aberto sobre como traçar um caminho rumo à Rio +20, observando os objetivos a serem alcançados e as oportunidades perdidas de processos passados.

O PNUMA também estará comemorando o 20º aniversário de seu Concurso Internacional de Pintura Infantil. Os vencedores do prêmio de 2011 serão anunciados durante a Conferência TUNZA. A exibição especial de premiação dos vencedores, desde a criação do prêmio em 1991, será realizada no local.

Jovens brasileiros participantes da Conferência TUNZA:

João Felipe Scarpelini
Pedro Da Cunha
Victoria Bezerra de Mello Ferreira
Iranildo De Sousa
Amanda Baldochi
Daniel Zardo

Para mais informações acesse http://www.unep.org/tunza

fonte: site da ONU no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.