domingo, 1 de junho de 2025

ALUNOS DE IBIAPINA PARTICIPAM DE AULA DE CAMPO NO PIAUÍ


Praticamente há mais de duzentos anos, sertanejos do Nordeste do Brasil, às margens do Rio Jenipapo, ao Norte do vizinho Estado do Piauí, lutaram contra as tropas Portuguesas e pela independência do Brasil. Muitos dos valentes combatentes eram homens simples, oriundo dos campos dos estados do Maranhão, Ceará e do próprio estado do Piauí.

                   

Esse feito Histórico e de resistência é lembrado através de homenagens, como o monumento aos Heróis do Jenipapo, onde foi erguida escultas de homens com foice e facão em punho, registrando as armas que os revolucionários usavam para enfrentar as tropas da Coroa Portuguesa.


Reviver esses momentos da História Brasileira é criar alicerce para o futuro de uma Nação.


Nesse sentido, a Escola Municipal de Ibiapina Maria Luiza de Sousa, através do professor Francisco Francivaldo Romão de Sousa, vem, buscando levar os alunos da rede pública de ensino, a conhecer e vivenciar in loco esses acontecimentos históricos.





E nesse clima, no último dia 24 de Maio, 49 alunos, saíram de Ibiapina em ônibus autorizado pelo Secretário de Educação Cleano Melo com destino a cidade de Campo Maior, em um trajeto de aproximadamente 215 km, para participarem de uma Aula de Campo, do Sábado letivo.


Em Campo Maior foram recepcionados pelos Secretários Luís Lima e Maria José Félix. Também foram recebidos pelo Professor Francisco de Assis Lima, que foi o guia da expedição. A prefeitura de Campo Maior ofertou aos alunos ibiapinenses um farto almoço. Também por ocasião da visita, forma recepcionados pelo Lar da Infância, pelas crianças do Balé. Depois, adolescentes do Lar da Juventude, apresentaram peças musicais.

Muito mais do que História, houve interação cultural entre o município de Ibiapina e de Campo Maior.


Segundo o professor Francivaldo Romão, a Aula de Campo tem uma preparação com tópicos a serem alcançados, como:


Objetivo


O objetivo principal da aula de campo sobre a Batalha do Jenipapo é vivenciar e entender a história da luta pela independência do Brasil, especialmente no contexto da região Nordeste, através da visita ao local onde a batalha ocorreu e dos materiais históricos relacionados. Isso inclui a análise do significado da batalha para a construção da unidade nacional, a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos brasileiros e a reflexão sobre a importância da memória histórica.


Elaboração:


Vivenciar a história:


A aula de campo permite aos alunos se aproximarem da história de forma mais concreta emocionante, conectando-se com o local onde a batalha aconteceu e com os objetos e documentos que remetem ao período.


Entender o contexto histórico:


A visita ao Monumento da Batalha do Jenipapo e a análise dos materiais históricos ajudam os alunos a compreender o contexto da batalha, como as tensões entre os grupos brasileiros e portugueses, as motivações para a luta pela independência e as estratégias militares envolvidas.


Refletir sobre a importância da memória:


A visita ao monumento e a discussão sobre a batalha permitem aos alunos refletir sobre a importância de preservar a memória histórica e de reconhecer a luta dos brasileiros pela liberdade.


Compreender a unidade nacional:


A batalha do Jenipapo foi um importante passo na consolidação da independência do Brasil e na construção da unidade territorial do país.


A aula de campo permite aos alunos entender esse contexto e a importância da batalha para a formação do Brasil como nação.


Desmistificar a história:


A aula de campo pode desmistificar algumas versões da história que são transmitidas de forma simplificada nos livros didáticos, apresentando uma visão mais aprofundada e complexa da batalha do Jenipapo.


Em resumo, a aula de campo sobre a Batalha do Jenipapo deve ser um momento de aprendizagem significativa, onde os alunos possam vivenciar a história, entender o contexto, refletir sobre a importância da memória e compreender a construção da unidade nacional.


A aula de campo é uma ferramenta pedagógica que possibilita aos alunos vivenciar a teoria aprendida em sala de aula no mundo real, promovendo um aprendizado mais significativo, dinâmico e contextualizado. Ela contribui para o desenvolvimento de habilidades, como a observação, a análise crítica e a capacidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento.”

(Professor Francivaldo Romão)


Por fim, o professor expressa agradecimentos aos Alunos, aos pais, ao Motorista Francisco Leandro, ao Fotógrafo Gustavo, a Diretora da Escola Ana Célia, aos Professores Adriana Cunha Paro, Elieuda e, ainda, ao Secretário de Educação de Ibiapina Cleano Melo. Também expressa uma gratidão profunda ao Secretário de Cultura de Campo Maior, Luiz Lima, ao Professor Assis, pela brilhante aula de campo. A Secretária de Educação de Campo Maior, Maria José Felix e a Prefeitura Municipal.


E o grande prêmio de toda essa empreitada vem dos depoimentos dos alunos que relatam suas experiências.


Achei muito interessante e legal. A história de lá da batalha do jenipapo desperta muita curiosidade para saber mais sobre ela, sem contar que é um lugar muito bonito assim como as igrejas que nós fomos foi muito legal tudo oque aprendemos.”

Aluno Bernardo


Foi uma viagem muito interessante e aprendemos muito sobre a cidade, a batalha do Jenipapo, entre outras coisas. Lá era um local muito quente e abafado, mas também era muto agradável e com pessoas muito devirtidas e alegres. Nós fomos recebidos muito bem”.

Aluno Pedro Miguel


Professor Francivaldo ainda compartilha a experiência dos alunos em suas redes sociais e, também, através da Rádio Compasso de Ibiapina, onde os alunos da Escola Maria Luzia participaram do Programa Interligado, e falara sobre a Aula de Campo.


Já no próximo dia 10 de Junho, haverá uma roda de conversa no Auditório da Prefeitura Municipal de Ibiapina sobre a Batalha do Jenipapo com os alunos, professores e população convidada.


Conheça um pouco sobre a BATALHA DO JENIPAPO - Batalha do Jenipapo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.