segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

RASTRO DE DESTRUIÇÃO

 


Após três dias que as comunidades de Baixão, Taquara, Cordeiro, Canto Alegre e Curralinho foram atingidas fortemente pelo que, provavelmente, seria um tornado, o rastro de destruição deixado pelo fenômeno comove a todos que podem observar o cenário e ouvir os relatos dos que passaram pelo terrível momento de aflição.


O balanço da ação do tornado, que segundo alguns moradores durou aproximadamente trinta minutos, são inúmeras casas que tiveram seus telhados atingidos, muros caídos, árvores arrancadas pela raiz, rede de internet e de energia rompidas, diversas plantações atingidas, abrigos de animais destruídos, além de móveis e equipamentos eletrônicos. Abalados e com a memória ainda fervilhando de lembranças tão avassaladoras, relatam os momentos de desespero, o barulho do vento e o “estralar” de “coisas” quebrando. Alguns se agarraram em colunas de concreto para não serem levados pelo vento enquanto outros se abraçaram para suportar o fenômeno. Ao final, a frase mais ouvida foi “graças a Deus que estamos vivos”.


Estima-se que o tornado tenha percorrido na região algo em torno de quatro mil metros, partindo do Sítio Baixão, nas proximidades do Campo do CRB, seguindo no sentido do Sítio Taquara, Cordeiro - Canto Alegre e  Sítio Curralinho.


A Prefeitura Municipal de Ibiapina entrou em ação para minimizar os impactos causados e, capitaneados pelo Prefeito Marcão, realizaram visitas para realizar os primeiros levantamentos.



Nas redes sociais, postagens registram os momentos de sofrimento de nossos irmãos ibiapinenses. (Lidiane Freire, Adriano Feitosa, Prefeito Marcão)



Registros da destruição











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.