quarta-feira, 5 de outubro de 2022

ELEIÇÕES DO LEGISLATIVO FEDERAL E ESTADUAL EM IBIAPINA

 

O pleito eleitoral de 2022 em Ibiapina consolida a formação de apoio a diversas candidaturas as Casas Legislativas. Tanto os candidatos ao Congresso Nacional como à Assembleia Legislativa receberam apoio de vários grupos políticos ou segmentos representativos.

Esses apoios vem crescendo no decorrer das eleições apesar da polarização existente entre os tradicionais grupos de Sarobas e Planejados que vem se alternando no poder a aproximadamente quatro décadas.

Nas eleições de 2010, os apoios a candidatos fora do eixo Saroba/Planejado já brotavam. Na disputa a Câmara Federal apareciam Anibal (PMDB) e Mario Feitoza (PMDB) apoiados por Situação e Oposição, e já, disputando por fora, três nomes que apresentaram votação acima de 100 votos: Danilo Forte (PMDB), Guimarães (PT) e Padre Zé. No cenário Estadual, Duquinha (PRB) e Moésio Loiola (PSDB), eram os nomes apresentados pela situação e Oposição, e, nesse cenário, outros quatro candidatos apresentavam votos acima de 100 sufrágios: Sérgio Aguiar (PSDB), Camilo Santana (PT), Professor Teodoro (PSDB) e Ferrária Aragão (PDT).

Nas eleições de 2014 temos um novo crescimento. Desta feita, 07 (sete) candidatos recebem acima de 100 votos para o cargo de Deputado Federal e 09 (nove) recebem acima de 100 votos para o cargo de Deputado Estadual. Na liderança, novamente os candidatos apoiados por situação e oposição.


Imagem fonte: https://placar.eleicoes.uol.com.br/

Em 2018, novo crescimento. Recebem acima de 100 votos para o cargo de Deputado Federal 11 (onze) candidatos, e para Deputado Estadual, também 11 (onze) candidatos.


Imagem fonte: https://placar.eleicoes.uol.com.br/

Nessa última eleição, na disputa as vagas ao Congresso Nacional, 14 (quatorze) candidatos receberam acima de 100 (cem) votos, enquanto que na disputa as vagas da Assembleia Legislativa, 15 (quinze) candidatos receberam apoio também acima de 100 (cem) votos.

Imagem fonte: https://placar.eleicoes.uol.com.br/

Imagem fonte: https://placar.eleicoes.uol.com.br/

Além dos candidatos apoiados pelos tradicionais Sarobas e Planejados, sempre estão presentes candidatos apoiados por Sindicatos, membros de Igrejas Evangélicas, representantes de classe, além dos que são apoiados por outros grupos políticos, vereadores ou lideranças, que buscam consolidar territórios.

Em relação as eleições de 2010, temos um crescimento de 280% da quantidade de Deputados Federais votados em Ibiapina. Enquanto que, para o mesmo período, em relação a quantidade de Deputados Estaduais, temos um crescimento de 250%.


Gráfico representativo 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.