terça-feira, 10 de agosto de 2021

DISTRITO DE BETÂNIA - TEMPO DE RECOMEÇAR

 O Distrito de Betânia, no município de Ibiapina/CE, tem sido matéria nas redes sociais do município nos últimos tempos. E um dos destaques tem sido a colheita de soja que aconteceu no último mês de Junho. A plantação dessa safra foi de 280 hectares e, segundo informa o site da prefeitura municipal de Ibiapina “a meta para a próxima produção é de 1.000 hectares”, em terras da antiga usina de álcool, Agrosserra.

Betânia sempre se destacou no município e teve tempos áureos quando a AGROSSERA – Companhia Agro Industrial da Serra da Ibiapaba, fundada em 1.973, cuja atividade principal era a fabricação de álcool, funcionou a todo vapor, nas décadas subsequentes, no sítio Tauan de Baixo. Com o declínio do setor alcooleiro na Serra Grande, a usina veio a encerra suas atividades, e, consequentemente, a comunidade sentiu os impactos.

Os festejos de Betânia em homenagem a sua padroeira, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, celebrados no dia 15 de Agosto, transportavam as fronteiras do município de Ibiapina. Suas festas tradicionais eram destaques e, pessoas de várias regiões se deslocavam para se divertir e celebrar ao som de bandas famosas.

Cartaz dos Festejos - 2021

Seus filhos também participavam do cenário político, chegando a eleger representantes para a Câmara Municipal.

Mas o tempo passou e o distrito, cuja emancipação aconteceu através da Lei Municipal Nº 164/2001 de 08 de Novembro de 2001, foi se transformando em coadjuvante das outras regiões.

Trecho da Lei Municipal 164/2001

O distrito de Betânia, com área aproximada de 16,6 Km², ou 1.663 hectares (*), tem seus limites ao Norte com o Rio Jaburu; ao Sul com a Estrada Ibiapina – Pindoba; a Leste com o Riacho Pituba e a Oeste com o travessão judicial da Pindoba. É formada por três comunidades: a sede do distrito, com a comunidade que leva o mesmo nome, além das comunidades de Tauan de Baixo e o lado norte da comunidade de Chave de Ouro.

Mapa do Distrito de Betânia - feito pelo autor

O acesso ao distrito se dá através da CE-253, sentido Ibiapina – Pindoba, ainda em pavimento carroçável, ou pela estrada vicinal do São José – Paturi.

Mas o distrito carece de uma conquista maior em seu sistema viário, o que poderia levar a impulsionar seu desenvolvimento, que seria a construção de uma estrada ligando Betânia, Tauan de Baixo, a comunidade de Jaburuna, no município de Ubajara.

Esse debate foi realizado por ocasião da campanha eleitoral de 2018 e, depois repassado pelo Sr. Fernando Carvalho a então deputada estadual Augusta Brito. Mas a comunidade local deve se apropriar ainda mais do projeto e continuar o debate junto as atuais administrações municipais de Ibiapina e de Ubajara. Com a construção de uma estrada ligando Betânia a Jaburuna, ganhariam os dois municípios.

Os festejos em homenagem a padroeira estão se iniciando. Teremos celebrações e outras atividades, mas também, a oportunidade de provocarmos o debate sobre a retomada do desenvolvimento da comunidade local.

]

Cartaz do Passei Ciclístico - 2021

Mas é também o momento de conhecermos ainda mais a comunidade e de degustarmos da sua culinária, como a famosa carne de sol, provavelmente a melhor de Ibiapina, que é servida no Clube de Lazer Sol Nascente, atração turística, localizado na Comunidade de Tauan de Baixo.

Clube de Lazer Sol Nascente


(*) levantamento feito com base na Lei Municipal 164/2001, sem pontos coordenados definidos. Pode sofrer alterações.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.