sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PADRE FRANCISCO PINTO

 


        Pe. Francisco Pinto foi um grande missionário da Campainha de Jesus. Junto com seu companheiro e missionário Pe. Luís Figueira no ano de 1607, Pe. Pinto e seu companheiro desembarcaram próximos ao foz do rio Jaguaribe em campainha dos índios, e iniciaram sua missão que se estendeu desde a Barra do Ceará até Mucuripe, incluindo Parangaba e Messejana em busca de alcançar o Maranhão.

        O mártir conviveu com os índios Potiguaras e aprendeu a comunicar-se com grande facilidade, assim, ganhando a afeição deles. Ele transmitia aos índios uma mensagem de paz fazendo que os outros missionários pudessem achegar ao povo nativo.

        Os índios acreditavam que Pinto poderia fazer chover pois após ver uma índia segurando sua filha enferma orou com grande fé e começou a chover. Ele era chamado pelos índios de Pai Pina, resultante de Padre Pinto, mais tarde chamado Paupina.

        Em 11 de Janeiro de 1608, Pe. Francisco Pinto em sua missão na Ibiapina com Pe. Luís Figueira, foi morto por uma tribo indígena chamado Tocajirus. Então Pe. Luís desistiu de prosseguir viagem. Os índios pegaram seu corpo e o sepultaram numa igrejinha feita por eles mesmos, hoje em dia guardasse restos mortais do Padre que estão enterradas na atual Matriz da Paroquia de Messejana, Nossa Senhora da Conceição.

        O Governo Regional de Açores, de Portugal, doou a Bandeira do Divino Espirito Santo e a Coroa como símbolo de união entre as igrejas católicas dos dois países e reconhecimento do primeiro evangelizador do Ceará, onde hoje estão na Igreja Matriz de Messejana que guardam os restos mortais do Mártir. Em sua homenagem há uma área batizada de Paupina, situada no bairro de Messejana, Fortaleza, CE, a igreja católica o considera um mártir, e ele tem seu nome lembrado e celebrada todo dia 8 de março pelos moradores e conhecedores de sua história na Matriz de Messejana.


Fonte: https://www.paroquiademessejana.org/padre-francisco-pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.