quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

PERIMETRAL MANOEL CAMBIRIBA

 


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou em sessão plenária, em formato híbrido, nesta quarta-feira (01/12), Projeto de Lei nº 437/2021 de autoria do Deputado Estadual Sérgio Aguiar que denomina de Vice-prefeito Manoel Luis de Alcântara o trecho da rodovia CE-187, conhecido como contorno de Ibiapina.

Em sua Justificativa o Autor do Projeto apresenta um resumo da vida de Manoel Cambiriba. Vereador, vice-prefeito, Presidente da Câmara Municipal de Ibiapina, empresário, caminhoneiro, um homem simples e humilde que tinha o trabalho e a ajuda ao próximo como companheiros de sua jornada.

JUSTIFICATIVA

Popularmente conhecido como Manuel Cambiriba, foi um dos grandes representantes do comércio e da política local. Com seu jeito simples e de poucas palavras, porém muito atuante no dia a dia das pessoas que a ele chegavam, sempre lutava pela vida sofrida do povo. Projetou-se na região por se destacar na sua atividade econômica principal: o comércio atacadista de farinhas, amidos e féculas entre outros.

Na política sempre buscou o desenvolvimento do município com uma postura de humildade e honestidade, sua trajetória iniciou-se quando ingressou no partido do PSDB onde militou por vários anos ajudando seus correligionários.

Em 1996 foi eleito para o seu primeiro mandato como vice-prefeito sendo reeleito em 2000. Concorreu uma vaga de vereador pelo partido PSDB, no ano de 2008, e foi eleito entre os mais bem votados.

Teve que se ausentar da vida pública para tratar de um grave problema de saúde causado pela diabetes. Em seus últimos meses de vida foi internado em um hospital, no município de Sobral - CE, já bastante debilitado, no dia 15 de setembro de 2016 veio a óbito.

Seu velório, foi de grande comoção entre familiares, amigos e toda a população de Ibiapina, onde lamentavam a perca irreparável do grande empresário e politico, que o município estava perdendo.



Candidato a Prefeito de Ibiapina em 2004

Em 2004 foi homologada a candidatura de Manoel Cambiriba a prefeito de Ibiapina pelo PSDB na chapa que tinha como candidato a vice o ex-prefeito Luiz Bezerra de França. Nesse pleito teve como adversários os candidatos Avelino Forte, pelo PPS; Dr. Orismar pelp PMDB e Galba Aragão pelo PL. No resultado final, foi derrotado pelo candidato Orismar pela diferença de apenas 182 votos. Dr. Orismar obteve 5.403 votos; Manoel Cambiriba, 5.221 votos, Avelino Forte, 676 votos e Galba Aragão 117 votos.

Em 2008 volta a candidatar-se a uma vaga na Câmara Municipal pelo PSDB com o numero 45.623 sendo eleito com o sufrágio de 580 eleitores.

Com a aprovação do Projeto de Lei, o contorno de Ibiapina levará o nome de Vice-prefeito Manoel Luis de Alcântara, ou, porque que não, abreviar e, simplificando, batizar de Perimetral Manoel Cambiriba.

Homenagem justa a quem prestou serviços a essa terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.