quinta-feira, 15 de abril de 2021

MEMÓRIAS DE 2018 - ELEIÇÕES

O Ano de 2018 apresentou ao Povo de Ibiapina, por ocasião da Eleições, um grupo de  pessoas independes que apoiaram duas lideranças da Serra da Ibiapaba, Totonho Lopes e Augusta Brito, em suas candidaturas ao cargo eletivo de Deputado Federal e Deputado Estadual, respectivamente.

Após uma campanha acirrada, com visitas e reuniões em todas as regiões do município, com proposta de renovação e, principalmente, com a bandeira de o eleitor buscar votar em candidatos da região, para assim, fortaleceram a representação da Serra da Ibiapaba, a mensagem foi aceita pela população e o resultado das urnas foi uma votação expressiva para uma terceira via em terras de Padre Pinto.

Os Candidatos Tim Gomes (Estadual) e Gorete Pereira (Federal) apoiados pelo grupo do prefeito municipal na época, Leandro Linhares, juntamente com o ex-prefeito Helio Linhares e a ex-prefeita Gracinha, além do Vice prefeito Daniel Pachola e sua bancada de Vereadores, suplentes e lideranças, e, ainda, apresentando a população uma obra de infraestrutura muito importante para o município, que foi a construção da pavimentação asfáltica da Sede do Município ao Distrito de Alto Lindo, receberam do povo ibiapinense, respectivamente, 3.308 (30,03%) e 2.154 (19,72%) votos.

Já os Candidatos Sérgio Aguiar (Estadual) e Roberto Pessoal (Federal) apoiados pelos ex-prefeitos Dr. Orismar e Marcão, e o grupo de vereadores de oposição da época, juntamente com os suplentes e lideranças, receberam do povo ibiapinense, respectivamente, 1.590 (14,43%) e 1.760 (16,11%).

Assim, a grade supressa vinha a ser mesmo a votação de Augusta Brito e Totonho Lopes, apoiados pelo grupo independe. Os mesmo receberam, respectivamente, 1.305 (11,85%) e 1.577 (14,44%) dos votos.

O candidato Estadual do Governo Municipal, teve 2,5 vezes mais votos que o candidato do grupo independente;

O Candidato Federal do Governo Municipal teve 1,36 vezes mais votos que o candidato do grupo independente;

O candidato Estadual da Oposição, teve 1,2 vezes mais votos que o candidato do grupo independente;

O Candidato Federal da Oposição teve 1,1 vezes mais votos que o candidato do grupo independente;

Observou-se que a votação do Grupo Independente, obteve, praticamente, um empate com o Grupo da Oposição, formado por Vereadores, Suplentes e ex-prefeitos.

Quanto a comparação com a votação do Grupo da Situação da época, em relação a votação para Deputado Federal, também, praticamente, um empate, e em relação a votação para Deputado Estadual, que, apresentou para o município de Ibiapina uma obra de grande impacto, a votação foi esperada, sendo bem superior.

De todo modo, deixa um centelha, que muitos eleitores ibiapinenses, nutrem uma esperança de que um dia apareça em Ibiapina, uma Liderança independente.

E, observamos que esse número hoje não pode ser desconsiderado. Foram, em média, mais de 13% do eleitorado que já teve coragem de escolher um nome alternativo às apresentadas pelas lideranças tradicionais. 

Pode parecer pequeno, mas é a centelha que acende a chama da vela.

E como dizia uma saudosa liderança esquerdista nos primórdios da Democracia Ibiapinenses, em campanha política pelos idos de 1.988, "mais vale uma vela acessa, do que a escuridão".


REGISTROS DA FOTOGRÁFICO DA CAMPANHA INDEPENTE DE 2018

Deputada Augusta Brito (PCdoB)

Liderança e Candidatos

Zé Erismar (in memória) e Fernando

Amigos apoiadores em campanha

Convite para Reunião

Amigos Ativista e Apoiadores

Adesão Popular

Visitas em Campo

Visita em Campo

Lideranças do Grupo Indepente

Movimento aguardando passagem da Carreata

Reunião com Lideranças e Apoiadores

Movimento aguardando passagem da Carreata

Reunião com Amigos em Comunidades

Bandeiraço com o Candidato Totonho LOpes

Bandeiraço

Conversa com apoiadores

Reunião com a Deputada Augusta Brito

Passada as Eleições, tendo a Deputada Augusta Brito sido Eleita para o Cargo de Deputada Estadual, o representante do Grupo Independente, Fernando Carvalho, encaminhou um ofício a Parlamentar com algumas demandas de município de Ibiapina.


OFÍCIO ENCAMINHA A DEPUTADA AUGUSTA BRITO 

Ofício 09/2019


Ibiapina/CE, 18 de Setembro de 2019


Exma. Sra. Deputada Estadual Augusta Brito (PCdoB)


Venho por meio dessa, e em defesa dos 1.305 eleitores de Ibiapina, ou mais especificamente, 11,85% de sua população votante, que no dia 07 de Outubro de 2018 lhe escolheram para representar nosso município junto a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, apresentar demandas ao qual pedimos apoio, para no exercício de seu mandato, defendê-las, conforme discriminadas resumidamente:

01. Construção de uma Ponte interligando a sede do Distrito de Betânia (Ibiapina) ao Distrito de Jaburuna (Ubajara);

O Distrito de Betânia, após a instalação da usina de álcool e com a aquisição das terras em volta de seu perímetro para plantio da cana-de-açúcar, ficou confinado e com poucas possibilidades de crescimento. Após o fechamento da usina, o quadro de crescimento agravou e a comunidade, dia após dia, vê-se estagnada. Some-se a tudo isso o fato da mesma está sem via de acesso direto para outras comunidades do município vizinho, Ubajara, o que melhoria o intercâmbio de pessoas e incremento no comércio local. Assim, vislumbra-se a necessidade da construção de uma via de acesso que interligue Betânia e Tauan de Baixo a comunidades como Jaburuna, em Ubajara, entre outras.

02. Sistema de Abastecimento de água no Sede do Distrito de Alto Lindo;

A sede do Distrito de Alto Lindo conta com mais de 400 Unidades Consumidoras, ou seja, uma população estimada de mais de MIL habitantes. Entretanto esse povo vem sofrendo, gerações após gerações, com o drama da falta de água potável em suas residências.

A escassez hídrica tornou-se uma rotina na vida dos habitantes, que, em certas ocasiões, passam dias sem receber o precioso bem em suas casas.

O Poder público municipal tenta amenizar o drama com a escavação de poços profundos, defendidos principalmente no período eleitoral, e de difícil cumprimento após as eleições. 

A qualidade da água distribuída é questionada e boa parcela do povo, sem conhecimento, mesmo assim, a consome.

Precisamos Urgentemente mudar esse cenário, buscando uma solução definitiva para o Povo do Distrito do Alto Lindo.

03. Sistema de Esgotamento Sanitário na Sede do Distrito de Ibiapina;

Coincidentemente, Ibiapina, que tem em seu território as nascentes do Rio Jaburu, e que fornece água para abastecer o Açude Jaburu, é um dos únicos municípios da Serra da Ibiapaba que não dispõe de uma rede coletora de Esgotamento Sanitário. Seus rios e riachos estão sendo contaminados dia após dia. O esgoto corre pelas ruas do centro da cidade e nos bairros, principalmente os que não dispõe de pavimentação, vão formando lamaçais. No Bairro Francisco Custódio, mais conhecido por Bairro Pedrinhas, foi iniciado um projeto que ficou inoperante. Sua pequena estação de tratamento não recebe os cuidados necessários e o esgoto transborda diretamente, principalmente no período invernoso, para o leito do riacho Ouro.

É uma situação caótica que piora a cada dia.

Faz-se necessário uma ação por parte de seu mandato para encontramos uma solução para esse problema.

04. Pavimentação Asfáltica da CE-253 que liga a Sede do município de Ibiapina até o limite com o Estado do Piauí, passando pela sede do Distrito de Pindoba;

É folclórico entre a população ibiapinense que a CE-253 que liga a sede do município até a fronteira com o Estado do Piauí foi executada e que, de alguma forma, não se sabe como, esse asfalto não foi colocado. Provavelmente uma cisma popular pelo fato de ela ser uma Rodovia Estadual.

No entanto, sua importância econômica para nosso município é de suma relevância, tanto para o escoamento de produtos agropecuários como para o fluxo turístico, com a redescoberta do Distrito de Pindoba e seu parque arqueológico (tão esquecido), turismo religioso, e fortalecimento da agricultura e pecuária.

05. Conclusão do Desvio da CE-187;

Hoje, uma grande questionamento em nosso município: “Por que os desvios saíram nos demais municípios da Serra Grande e em Ibiapina a obra está parada? ”

Pedimos seu apoio e empenho para buscar junto aos órgãos competentes uma explicação plausível para essa situação.

05. Construção de abrigos para pedestres na CE-187, as margens das localidades de Pejuaba, Agudo, Pituba, Barroquinha, Cachoeira (entrada do Sítio Limão) e Vila São Pedro;

Também nos mesmos moldes dos desvios é a construção do abrigo para os passageiros. Observamos que em várias CE's construídas pelo Estado foram agraciadas com esse importante equipamento. Assim, pedimos que Vossa Excelência busque junto ao Setor competente a construção dos mesmo nas comunidades de Pejuaba, Agudo, Pituba, Barroquinha, Cachoeira e Vila São Pedro.

06. Registro da celebração de emancipação do município (23 de Novembro);

Segue, em anexo, breve História de nosso município para registrar nos anais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará por ocasião da celebração da emancipação política no dia 23 de Novembro.

07. Registro do lançamento do Cordel da escritora mirim, Francine Maria;

Francine Maria é uma jovem, por que não dizer, uma criança, poetisa mirim, que lançou, no último dia 14 de Setembro, em Ibiapina, Cordel de sua autoria, intitulado: “Serra da Ibiapaba”. Cópia em anexo.

Pedimos que Vossa Excelência também faça esse registro junto a Assembleia Legislativa.

08. Implantação de um polo universitário estadual;

Ibiapina está inserida no centro geográfico da Serra da Ibiapaba. Esta localizada, em linha reta, a aproximadamente 45 km de Viçosa do Ceará e 48 Km de Ipu. Só esse detalhe já deveria ser levado em consideração para o recebimento de um polo universitário estadual. Mas tem ainda a proximidade com os municípios de Mucambo, Pacujá e Graça. Assim, pedimos a Vossa Excelencia que nos apoie para que nossa juventude seja agracidade com ensino superior gratuito em nosso município. Muitos tem vontate de continuar seus estudos, mas as condições financeiras os impedentem de custear os altos valores nas faculdades particulares.

09. Provocação, via Audiência Pública, da revitalização das Industrias de fabricação de álcool e doces;

Sra. Deputada, nada é mais angustiante para nosso povo do que, passarmos todos os dias diante de uma fábrica e a vermos com as portas fechadas enquanto muitos jovens e pais de famílias estão desempregados.

Mas o que fazermos?

É um patrimônio privado. Tem dono, não é do Governo.

Mas, Sra. Deputada, podemos provocar.

E é isso que pedimos a Vossa Excelência. Que provoque via Assembleia Legislativa, através de Audiência Pública, a revitalização dessas industrias em nosso município.

10. Emenda no Orçamento para Construção de um Abatedouro Municipal ou debate amplo com a Associação dos Prefeitos da Ibiapaba;

Em pleno século XXI, um município com aproximadamente 25 mil moradores, vive o drama de não ter em funcionamento um Abatedouro Municipal. Os comerciantes do setor sofrem e a população também.

Um problema que não atinge só Ibiapina, mas diversos municípios do Ceará, que vêm seus abatedouros interditados por não terem as condições mínimas de funcionamento, sem higiene adequada, sem a presença de médicos veterinários, entre tantos outros fatores.

E o fornecimento de carne é uma questão de saúde pública.

Mas esse problema não pode durar a vida toda. Tem que haver uma solução.

Assim, pedimos a Vossa Excelência que nos ajude a resolvermos esse problema. Seja através da destinação de uma Emenda Parlamentar, destinando recursos para que nosso município possa construir um novo abatedouro público; seja através da mobilização dos prefeitos da região para a construção de abatedouros regionais.

11. Apoio ao Turismo;

Nós não temos praias, mas temos os mirantes. E que mirantes! Temos trilhas e cachoeiras. Esquecidos…

Desenvolver o turismo em nossa região é uma forma de gerar emprego e renda. Precisamos de seu apoio na luta pelo fortalecimento de nosso turismo, com a criação de projetos que visem a implantar área de visitação nos principais mirantes de Ibiapina.

Comunidades com Paus Altos, Baixão, Jacobina (inclusive com a existência de empreendimento no local), Bilheira, Ladeira Ibiapina/Mucambo, carecem de planejamento, estudo e motivação/capacitação de seus moradores para a exploração potencial desse “negócio do futuro”.

12. Cadeia Pública em Museu.

Nobre Deputada, no centro de nossa cidade foi desativado recentemente pelo Governo do Estado a antiga cadeia pública.

Por ser um imóvel do Governo do Estado, pedimos a Vossa Excelência que busque junto ao setor competente que o referido imóvel seja doado ao município de Ibiapina com a finalidade de abrigar o Museu, podendo o mesmo ser administrado pelo município ou de Associação sem fins lucrativos.

13. Estrada Sede de Ibiapina a Sede do Distrito de Alto Lindo.

Ibiapina foi contemplada pelo Governo do Estado, no ano passado, com a pavimentação asfaltica que liga a sede do município a sede do Distrito de Alto Lindo. Tal feito foi comemorado por muitos munícipes por ver se concretizar um sonho antigo da população. Entretanto, passado o período eleitoral a obra, que tinha prazo de execução de 90 dias, foi parada e se encontra assim até hoje.

Pedimos a Vossa Excelência que denuncie esse fato na Tribuna da Assembleia, para que seja tomado providências urgentes para a retomada dos serviços.

14. Aterro Sanitário

Uma das preocupações também em nosso município diz respeito a disposição final do lixo urbano. É de conhecimento que existe um projeto para construção de uma aterro sanitário para atender aos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina e Ubajara em São Benedito. Assim, consulto a Vossa Excelência sobre o andamento desse projeto.

Sem mais para o momento, reitero votos de confiança e admiração, com a certeza de que nosso Povo a escolheu por ser de nossa região, conhecedora de nossos problemas e pelo compromisso assumido de Lutar pelas nossas causas.

Atenciosamente,

Fernando J. M. Carvalho

- Eleitor -



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.