terça-feira, 28 de junho de 2011

E COMO FICA IBIAPINA / MUCAMBO?

E como fica o limite entre os municípios de Ibiapina e Mucambo? Essa foi a grande pergunta feita pelos vereadores na Câmara Municipal de Ibiapina durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira. O presidente da Casa, vereador Carlos Amadeu, informou que havia participado da Audiência Pública realizada no dia de ontem na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. O vereador Fernando Carvalho e a vereadora Rosária lamentaram não estarem presentes à Audiência.
Os detabes sobre os limites dos dois municípios vêm acontecendo na Câmara Municipal há muitos dias. O vereador Fernando Carvalho, juntamente com o vereador Jucier, já estiveram junto a comissão de criação de novos municípios da AL-Ce, para buscarem soluções.
Muitos debates ainda ocorerão, principalemente porque foi apresentado pelo vereador Fernando Carvalho um Projeto de Lei que cria o Distrito de Caiçara compreendendo toda a região do município de Ibiapina localizada abaixo da Serra da Ibiapaba.

Ceará pretende reformular mapa dos municípios até o fim de 2012


Uma força-tarefa para definir os limites entre municípios cearenses foi criada nesta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa do Ceará. O objetivo do projeto requerido pelo deputado Neto Nunes é acabar com as áreas de litígio em todo o Ceará.

“O projeto já tinha começado, havíamos visitado cinco municípios, mas começamos a ver que a situação de litígio é bem pior. Achávamos que era só em 30% dos municípios, mas há um estudo que aponta 70%”, disse Nunes em entrevista ao G1.

Ainda de acordo com o deputado, o presidente da Assembleia quer lançar um novo mapa do estado até o fim de 2012, com todos os limites já georeferenciado. “No Brasil, apenas Santa Catarina possui todos os municípios georeferenciados. Queremos ser o segundo estado a fazer esse trabalho”, comentou.

Problemas
De acordo com o deputado, um dos principais problemas já identificados pela força-tarefa foram pequenos vilarejos e cidades sem nenhuma infraestrutura, incluindo abastecimento de água e escolas. “E o pior é que essas cidades estão completamente descobertas porque nenhum prefeito sabe se aquele lugar pertence ou não ao seu município.”, disse o deputado.

Trabalhos
Segundo Neto Nunes, com deputado os trabalhos da forca-tarefa têm apoio de outras instituições e órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece) e Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace).

Os municípios que se sentirem prejudicados por ter áreas de litígio podem convocar a força-tarefa que, segundo o deputado Neto Nunes, irá ao local e fazer o levantamento da situação e levar o problema à Assembleia Legislativa.

Com informações do G1 Ce

e site da rádio Tabajara de São Benedito (www.tabajara.am.br)

FESTAS JUNINAS 2011 - Está chegando ao fim


GUARDA MUNICIPAL DE IBIAPINA

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (28) Audiência Pública na Câmara Municipal de Ibiapina para debater a formulação de Plano de Cargos Carreira e Salários da Guarda Municipal de Ibiapina e Agentes de Trânsito. O pedido da Audiência Pública foi de autoria do Vereador Fernando Carvalho.

Compareceram a audiência vereadores e membros da Guarda Municipal. Os servidores reivindicam a criação do Plano para que sejam valorizados e possam evoluir dentro do desempenho da carreira. Os vereadores Fernando Carvalho e Rosário ainda registraram o baixo salário da Guarda Municipal. Também foi sugerida a realização de outra audiência pública para debater o desempenho do trabalho da Guarda.

OPERAÇÃO "CAÇA FANTASMA" NA SERRA

Acompanhe detalhes da operação Caça Fantasma que ocorreu durante o dia de hoje na Serra da Ibiapaba no blog: www.tianguaemfoco.blogspot.com

O blog traz matéria e fotos da mega operação policial que ocorreu nas cidades de Tianguá, Ubajara e Santana do Acaráu com o objetivo de verificar a situração dos processos licitatórios envolvendo as administrações públicas dessas cidades.

KAKÁ TIANGUAENSE NO FLAMENGO/RJ

JOGADOR TIANGUAENSE KAKÁ TREINA PELA PRIMEIRA VEZ NO TIME PRINCIPAL DO FLAMENGO AO LADO DE RONALDINHO GAÚCHO
Ronaldinho Gaúcho e Kaká juntos no Ninho do Uburu.

Na manhã desta quarta-feira, o camisa 10 do Flamengo treinou com Kaká. Entre as três idas e vindas do Rubro-Negro ao Ceará para enfrentar Fortaleza, Horizonte e Ceará pela Copa do Brasil, o departamento de futebol acertou a contratação por empréstimo gratuito de Kaká, do Tiradentes. O meia trabalhou pela primeira vez com o grupo de profissionais.

Kaká participou do treino físico e 'colou' em Ronaldinho Gaúcho (Foto: Janir Júnior / GLOBOESPORTE.COM)Durante a atividade física e de finalizações, os jogadores foram divididos em grupos. Kaká ficou a maior parte do tempo ao lado de R10 e trocou algumas palavras com o capitão do time. O apoiador é canhoto e completou 18 anos recentemente. Ele foi titular na campanha do pequeno clube da Polícia Militar no Campeonato Cearense e fica ficará no Flamengo até o fim do ano. Se for aprovado, o clube pode contratá-lo por R$ 500 mil, preço estipulado em contrato pelos direitos econômicos da promessa. Na época da contratação, o Flamengo combinou com o Tiradentes que testaria Kaká entre os profissionais.

O kaká foi revelado em uma Olimpíada Escolar do interior do Ceará e chegou a ser cotado para jogar no futebol holandês.
FONTE: GLOBO ESPORTE
fonte: www.tianguaemfoco.blogspot.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

COMITIVA DA SERRA

Uma comitiva de manifestantes da Serra da Ibiapaba, principalmente dos municípios de Ibiapina, Ubajara e Mucambo, esteve presente na manhã desta quinta-feira (09) na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Os manifestantes portavam faixas e desfilavam pelos corredores da Assembléia trajando camisetas que reivindicavam a recuperação da ladeira Ibiapina/Mucambo.

Além dos manifestantes, estava presente também o prefeito de Ibiapina, Marcão, e vereadores das três cidades.

Um das ações dos vereadores de Ibiapina foi encaminhar, principalmente aos deputados votados na região da Ibiapaba, um abaixo-assinado que solicitava apoio pela luta da recuperação da ladeira. Os vereadores também acompanharam atentamente ao pronunciamento do Deputado Estadual Manoel Duca, bem como a todos os outros que apartearam o deputado, se comprometendo em fazer parte da corrente de apoio à luta dos manifestantes.

Manuel Duca pede a recuperação da Ladeira Ibiapina/Mucambo

Durante pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (09/06), o deputado Manoel Duca (PRB) destacou a necessidade de recuperação da CE-253, conhecida como ladeira Ibiapina/Mucambo. Criada nos anos de 1930 a partir de uma trilha usada por moradores e produtores da região, a ladeira percorre a encosta da serra e, segundo o parlamentar, recebe fluxo diário estimado de 700 veículos de pequeno porte e de quase mil motocicletas.

Manoel Duca disse ainda que é grande a importância da via para o escoamento de mercadorias para Sobral, Reriutaba e outras cidades próximas, além de ser usada no deslocamento de estudantes.

De acordo com o parlamentar, o Departamento Estadual de Rodovias (DER) vinha fazendo manutenção da ladeira, mas em 2009 foram registrados vários deslizamentos em virtude da quadra chuvosa comprometendo oito pontos da CE-253.

“A boa notícia que tenho é que um topógrafo e um assessor do DER estão indo verificar os pontos mais danificados e a partir daí fazer um estudo em definitivo para recuperação da ladeira que deve levar de 40 a 60 dias. O que precisamos é nos unir para dar celeridade a este processo”, comentou destacando que a população de Ibiapina está mobilizada em prol desta causa.

Em aparte, os deputados Sérgio Aguiar (PSB), Rogério Aguiar (PSDB), Antonio Carlos (PT) e Inês Arruda (PMDB) disseram que a demanda é muito justa e que vão buscar junto ao Governo do Estado as providências necessárias à recuperação da CE-253.

fonte: Agência de Notícas da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Suspenso o concurso da Prefeiutura de Ibiapina

O concurso público para preenchimento de diversos cargos em Ibiapina foi suspenso pela Justiça. A suspensão aconteceu nesta terça-feira (7), em atenção a uma ação cautelar preparatória de ação civil pública ajuizada promotor de Justiça Venusto da Silva Cardoso, do Ministério Público Estadual em Ibiapina.

O Ministério Público requereia a anulação da licitação ou contrato administrativo e de todos os atos decorrentes, tendo em vista a inidoneidade técnica e moral da empresa executora do certame: o Instituto Nordestino de Educação Políticas, Administrativas e Sociais Ltda (Inepas).

De acordo com o promotor, após a decisão cautelar tem-se o prazo de 30 dias para ajuizamento da ação principal. O concurso já havia sido anulado uma vez por recomendação do próprio Ministério Público, tendo em vista a falhas na segurança das provas devido à ausência de lacres nas bolsas de armazenamento, constatada nas Atas das provas aplicadas. Após, foram reaplicadas novas provas e outros problemas vieram a ocorrer.

fonte e mais detalhes no caderno REGIONAL do Diário do Nordeste de 08/06/2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

DISTRITO DE CAIÇARA

A Câmara Municipal de Ibiapina apreciará hoje, em segunda discussão, Projeto de Lei nº 004/2001 de autoria do vereador Fernando Carvalho que “Cria o Distrito de Caiçara no município de Ibiapina e dá outras providências”.

O novo distrito de Caiçara compreenderá toda a área territorial e suas comunidades localizadas no lado leste do município de Ibiapina, inseridas abaixo da Serra da Ibiapaba.

Farão parte do novo distrito de Caiçara as comunidades de Caiçara, Barro Vermelho I e II, Tamundé, Pindobal, Fechado, Campo de Dentro. O mesmo será cortado pela CE-253 que liga o município de Ibiapina a Mucambo. Sua principal via de acesso com o município de Ibiapina é a ladeira, que hoje é motivo de reivindicação de sua recuperação pela população.

Unidade do SINE de Ubajara será reinaugurada nesta terça-feira

Depois de totalmente reformada, a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município de Ubajara, será reinaugurada nesta terça-feira (7) às 10 horas, pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Foram investidos cerca de R$ 77 mil na reforma do equipamento.

A sede do Sine realizará, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), cadastro de trabalhadores que demandam emprego; recrutamento, seleção e intermediação de profissionais para o mercado de trabalho; habilitação para o seguro-desemprego; e emissão de Carteira de Trabalho. As atividades oferecidas pela unidade são importantes ferramentas para os trabalhadores da região que desejam obter os serviços.

Só em 2010, o Sine de Ubajara cadastrou 3.006 trabalhadores, dos quais 2.240 foram encaminhados ao mercado de trabalho e 1.177 foram colocados. Além disso, a unidade captou 1.329 vagas, emitiu 2.770 carteiras de trabalho e pagou R$ 2,2 milhões a 705 requerentes de seguro-desemprego.

fonte:www.cearaagora.com.br


FUGIU DA REALIDADE

O jornalista Roberto Moreira publicou em seu blog no dia 05/06 matéria que insinua que a reivindicação da população serrana foi um “rally contra o Governador Cid”. Infelizmente, a fonte de informação para que o Sr. Jornalista fizesse a matéria não apurou verdadeiramente os fatos. Houve sim, uma manifestação popular, inclusive com a presença de lideranças políticas ligadas ao Governador e seu Partido, pela recuperação da ladeira Ibiapina/Mucambo.

Logo que a matéria foi publica no blog do jornalista, diversas pessoas reagiram em nosso município pelo mal entendido. Registram que pouco nosso município é destaque na imprensa cearense, e quando o é, é feito de maneira errônea. LAMENTÁVEL MESMO.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

RALLY (CARREATA) SERRA/SERTÃO É MATÉRIA NO DIARIO DO NORDESTE

Confira matéria publicada hoje (06/06) no jornal Diário do Nordeste, caderno Regional, sobre a manifestação ocorrida na manhã de domingo (05/06) por populares e lideranças de Ibiapina, Ubajara, Mucambo, entre outros municípios, pela recuperação da ladeira Ibiapina/Mucambo.

Sobral. Os moradores dos Municípios de Ibiapina, Mucambo e Graça, na Serra da Ibiapaba, se mobilizaram na manhã de ontem para protestar contra o descaso das autoridades em relação a recuperação da rodovia CE-253. O protesto começou com uma concentração no Centro da cidade de Ibiapina. Os motoristas seguiram em carreata pelas ruas da cidade terminando no topo da ladeira que dá acesso a cidade de Mucambo, principal via de acesso entre as duas cidades. "Queremos chamar a atenção do Governo do Estado para recuperar esta rodovia. Sem condições de tráfego, não só os dois Municípios perdem com o escoamento de suas economias, mas toda a população que utiliza essa rodovia como aceso aos municípios da Serra Grande", disse o prefeito de Ibiapina, Marcos Lima.

Problema antigo

O trecho da CE-253, conhecido como ladeira Ibiapina-Mucambo, apresenta problemas desde 2009. A principal reclamação é que, por conta da interdição, há dificuldade de acesso a cidades como Cariré, Graça e Pacujá. Está interditado desde o mês de abril por conta dos deslizamentos de terra que é uma constantes. Para evitar o vai-e-vem de veículos, entre motos, carros de passeios, paus-de-araras e pequenos caminhões, o Departamento Estadual de Rodovias (DER) interditou o trecho com placas indicativas. O bloqueio tem gerado descontentamento entre os moradores, que chegaram a retirar as placas de interdição colocadas. Para evitar nova retirada, foram feitos dois bloqueios com montes de areia.

A distância entre os Municípios da região, de 18 a 25 Km, passa a ser feita em até 140 Km. Ambulâncias com pacientes de Ubajara, Ibiapina, Carnaubal e São Benedito também precisam fazer o caminho mais longo para o atendimento em Sobral.

Segundo Marcos Lima, em 2009 houve deslizamento de terra no mesmo trecho, mas após a limpeza o trânsito foi liberado. "Cortou a pista em duas partes, mas continuou a passagem de veículos. O trecho está há dois anos sem manutenção", reclama o gestor.
mais detalhes no site: www.diariodonordeste.com.br

RALLY SERRA/SERTÃO - IMAGENS 04






RALLY SERRA/SERTÃ - IMAGENS 03













RALLY SERRA/SERTÃO - IMAGENS 02 - FAIXAS










RALLY SERRA/SERTÃO - IMAGENS 01







sexta-feira, 3 de junho de 2011

RALLY SERRA-SERTÃO NA LADEIRA IBIAPINA/MUCAMBO

Está Está previsto para o próximo domingo, dia 05 de Junho, a realização de um rally na CE-253, partindo da sede do município de Ibiapina até a boca da ladeira, em protesto pelo atual estado em que se encontra o trecho da CE-253, que liga o município de Ibiapina ao município de Mucambo. A manifestação visa sensibilizar o Governador Cid Gomes, que fez manifestação similar na BR 222, para que o mesmo veja como se encontra o trecho da ladeira Ibiapina/Mucambo.

A manifestação partirá de frente da igreja matriz de Ibiapina, por volta da 9:00 hs, com destino a boca da ladeira. A população cobra por uma solução constantemente.

Durante o dia de ontem diversas autoridades estiveram na boca da ladeira, no intuito de organizarem a manifestação para o próximo domingo.

NOTÍCIA SOBRE A LADEIRA IBIAPINA/MUCAMBO NO JORNAL "O POVO".

Confira matéria publicada no jornal "O Povo" de ontem - 02.06.2011


População reclama de interdição

Moradores da Serra da Ibiapaba reclamam da interdição de trecho da CE-253, entre Ibiapina e Mucambo. Motoristas chegaram a retirar placas do bloqueio. Acesso entre cidades passou de 18 km para até 140 km


O trecho da CE-253 conhecido como ladeira Ibiapina-Mucambo, principal acesso entre os dois municípios da Serra da Ibiapaba, está interditado. O bloqueio tem gerado descontentamento entre os moradores, que chegaram a retirar as placas de interdição colocadas pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER). Para evitar nova retirada, foram feitos dois bloqueios com montes de areia.


O trecho, de descida de serra, apresenta problemas desde 2009. A principal reclamação é que, por conta da interdição, há dificuldade de acesso a cidades como Cariré, Graça e Pacujá.


A distância entre os municípios da região, de 18 a 25 km, passa a ser feita em até 140 km. Ambulâncias com pacientes de Ubajara, Ibiapina, Carnaubal e São Benedito também precisam fazer o caminho mais longo para o atendimento em Sobral.


O prefeito de Ibiapina, Marcos Antônio Lima, avalia que o fechamento do trecho “foi opção muito brusca” e sugere alternativas como bloqueio para veículos de grande porte. “Fechar da maneira como eles (o DER) querem é um grande problema para a região”, alerta.


Segundo Lima, em 2009 houve deslizamento de terra no mesmo trecho, mas após limpeza o trânsito foi liberado. “Cortou a pista em duas partes, mas continuou a passagem de veículos. O trecho está há dois anos sem manutenção”, reclama.


O comerciante de Ibiapina Clécio Aragão discorda que a interdição ocorra sem anúncio de cronograma das obras. “As pessoas não aceitam e querem o conserto rápido. Principalmente aquelas que moram no sopé da serra, em vez de oito quilômetros, vão precisar percorrer cerca de 180. Não existe condição”, resume. Para o comerciante, é como se, de Fortaleza a Caucaia, os motoristas precisassem dar uma grande volta por outros municípios.


Aragão anuncia que está sendo programada mobilização na Assembleia Legislativa, dia 9, e já se estuda a realização de um rali, nos moldes do que o governador Cid Gomes convocou em maio deste ano na BR-222.


Seis meses a um ano

O coordenador de engenharia rodoviária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), André Pierre, explica que o trecho da ladeira é “bastante complicado” e não tem solução rápida.

Segundo ele, será elaborado projeto para avaliar qual a melhor intervenção para o trecho. Entre projeto, licitação e execução das obras, Pierre prevê duração de seis meses a um ano.


“Não recomendo ninguém a andar por ali. Enquanto isso é evitar e procurar outras alternativas”, aponta. Questionado sobre por que o DER não recuperou o trecho de modo definitivo em 2009, Pierre diz que foi “por falta de projeto mais consolidado”. “Vamos partir para intervenção mais duradoura. Tem que ser algo mais amadurecido”, pontua.

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A CE-253 é o caminho mais curto entre cidades como Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Graça a Sobral. Com a interdição, é preciso fazer caminho mais longo passando por Tianguá. DER diz que o problema no trecho é “bastante complicado” e solução pode durar até um ano

SAIBA MAIS

De acordo com André Pierre, do Departamento Estadual de Rodovias (DER), caso a população insista em retirar as placas de interdição, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) será acionada.


O prefeito de Ibiapina, Marcos Antônio Lima, diz que está recuperando posto de saúde no distrito de Caiçara, mas o desvio de 140 km deve prejudicar o acesso dos profissionais à unidade.


A interdição também prejudica a manutenção dos abastecimento de água dos municípios de Mucambo, Pacujá e Graça. A água que abastece a cidade vem do açude Jaburu, em Ubajara. Os encanamentos que levam água aos município também passam pela ladeira Ibiapina-Mucambo.

fonte: www.opovo.com.br