sexta-feira, 3 de junho de 2011

NOTÍCIA SOBRE A LADEIRA IBIAPINA/MUCAMBO NO JORNAL "O POVO".

Confira matéria publicada no jornal "O Povo" de ontem - 02.06.2011


População reclama de interdição

Moradores da Serra da Ibiapaba reclamam da interdição de trecho da CE-253, entre Ibiapina e Mucambo. Motoristas chegaram a retirar placas do bloqueio. Acesso entre cidades passou de 18 km para até 140 km


O trecho da CE-253 conhecido como ladeira Ibiapina-Mucambo, principal acesso entre os dois municípios da Serra da Ibiapaba, está interditado. O bloqueio tem gerado descontentamento entre os moradores, que chegaram a retirar as placas de interdição colocadas pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER). Para evitar nova retirada, foram feitos dois bloqueios com montes de areia.


O trecho, de descida de serra, apresenta problemas desde 2009. A principal reclamação é que, por conta da interdição, há dificuldade de acesso a cidades como Cariré, Graça e Pacujá.


A distância entre os municípios da região, de 18 a 25 km, passa a ser feita em até 140 km. Ambulâncias com pacientes de Ubajara, Ibiapina, Carnaubal e São Benedito também precisam fazer o caminho mais longo para o atendimento em Sobral.


O prefeito de Ibiapina, Marcos Antônio Lima, avalia que o fechamento do trecho “foi opção muito brusca” e sugere alternativas como bloqueio para veículos de grande porte. “Fechar da maneira como eles (o DER) querem é um grande problema para a região”, alerta.


Segundo Lima, em 2009 houve deslizamento de terra no mesmo trecho, mas após limpeza o trânsito foi liberado. “Cortou a pista em duas partes, mas continuou a passagem de veículos. O trecho está há dois anos sem manutenção”, reclama.


O comerciante de Ibiapina Clécio Aragão discorda que a interdição ocorra sem anúncio de cronograma das obras. “As pessoas não aceitam e querem o conserto rápido. Principalmente aquelas que moram no sopé da serra, em vez de oito quilômetros, vão precisar percorrer cerca de 180. Não existe condição”, resume. Para o comerciante, é como se, de Fortaleza a Caucaia, os motoristas precisassem dar uma grande volta por outros municípios.


Aragão anuncia que está sendo programada mobilização na Assembleia Legislativa, dia 9, e já se estuda a realização de um rali, nos moldes do que o governador Cid Gomes convocou em maio deste ano na BR-222.


Seis meses a um ano

O coordenador de engenharia rodoviária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), André Pierre, explica que o trecho da ladeira é “bastante complicado” e não tem solução rápida.

Segundo ele, será elaborado projeto para avaliar qual a melhor intervenção para o trecho. Entre projeto, licitação e execução das obras, Pierre prevê duração de seis meses a um ano.


“Não recomendo ninguém a andar por ali. Enquanto isso é evitar e procurar outras alternativas”, aponta. Questionado sobre por que o DER não recuperou o trecho de modo definitivo em 2009, Pierre diz que foi “por falta de projeto mais consolidado”. “Vamos partir para intervenção mais duradoura. Tem que ser algo mais amadurecido”, pontua.

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A CE-253 é o caminho mais curto entre cidades como Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Graça a Sobral. Com a interdição, é preciso fazer caminho mais longo passando por Tianguá. DER diz que o problema no trecho é “bastante complicado” e solução pode durar até um ano

SAIBA MAIS

De acordo com André Pierre, do Departamento Estadual de Rodovias (DER), caso a população insista em retirar as placas de interdição, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) será acionada.


O prefeito de Ibiapina, Marcos Antônio Lima, diz que está recuperando posto de saúde no distrito de Caiçara, mas o desvio de 140 km deve prejudicar o acesso dos profissionais à unidade.


A interdição também prejudica a manutenção dos abastecimento de água dos municípios de Mucambo, Pacujá e Graça. A água que abastece a cidade vem do açude Jaburu, em Ubajara. Os encanamentos que levam água aos município também passam pela ladeira Ibiapina-Mucambo.

fonte: www.opovo.com.br

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