A vida nos prepara, inesperadamente, gratas surpresas. E uma delas tive durante uma visita ao município de Guaraciaba do Norte. Um momento ímpar onde fui convidado a conhecer o teatro de bolso e um dos seus guardiões, o Mestre Griô Márcio Pena.
O espaço está localizado na Avenida Tenente Matias, CE-187, próximo a rotatória. É uma casa simples que abriga, além do teatro, espaço de convivência e de muitas memórias.
Ao chegar ao local encontrei mestre Pena na sala do teatro a transmitir conhecimento para uma turma de alunos adolescentes. Com voz serena convidou-os a cumprimentar os presentes, que, educadamente, musicalizaram versos de boas vindas. Após esse momento e de sua acolhida, desloquei-me até o interior do teatro, onde conheci, também, a casa de reboco, com diversos cordéis e peças antigas, que fazem parte de sua decoração, de sua história.
Mestre Pena, na altura de seus 77 anos, é um artista plástico e mestre griô guaraciabense, que leva cultura a comunidade local. Seu trabalho remota ao ano de 1996, onde desenvolveu o projeto “de casa em casa a leitura vai à praça”
No
início, Mestre Pena tomava emprestado um carrinho de mão dos
feirantes para conduzir os materiais
socioeducativos para a praça, onde reunia crianças e adolescentes
das comunidades de Guaraciaba do Norte, para realizar atividades de
arte e brincadeiras, tendo como objetivo o desenvolvimento da leitura
e cidadania.
No
decorrer dos anos, já com a Associação Cultural Arte na Praça, o
trabalho em 2005 foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo
Ministério da Cultura - MinC, que veio melhorar as condições para
a continuidade do projeto, que passou a acolher mais crianças e
adolescentes, chegando a uma média de 40 participantes diariamente.
Fonte: Mapa Cultural do Ceará
Sobre Márcio Pena
Márcio Pena é de Corumbá-MS, é artista plástico, produtor, artesão, idealizador da Associação Cultural Arte na Praça (ACAP) e Coordenador do Ponto de Cultura Arte na Praça, localizado em Guaraciaba do Norte. Mestre griô da cultura oral, Reconhecido pelo Ministério da Cultura. Em 2017, concluiu o curso de extensão para Gestores Públicos de Cultura – (UFC), recebeu o troféu do Festival União da Ibiapaba – (FUI), e recebeu a comenda Antônio Ribeiro Zaranza, do Comitê da Bacia Hidrográfica da serra da Ibiapaba – COGERH – Governo do Estado do Ceará. recebeu a medalha José Maria Melo, concedida pela Câmara de Vereadores do Município-2020
fonte: Rádio Santana fm
Sobre Mestre Criô
O griô se baseia na tradição oral para a transmissão de vivências e saberes culturais de uma comunidade. O mestre griô é reconhecido por, coletivamente, transmitir ensinamentos de geração em geração, com uma identidade própria de um povo, e inclusive com uma potência expressiva pedagógica em tais ensinamentos. ;Quando dizem que você é um griô, significa que você se comprometeu a guardar as histórias, a guardar uma genealogia, e viver como um registro vivo, com instrumentos, elementos e rituais de iniciação. É como um historiador que trabalha com o canto e a memória, explica Luciana Meireles, estudiosa acadêmica de vertente desta tradição oral, e membro da Casa Moringa, que realiza atividades e cursos sobre a pedagogia griô.
fonte: Correio Braziliense
Já ao fim da breve visita Mestre Pena explicou sobre o teatro de bolso, sua importância, e consultou se havia visto o monumento da baleia.
Agradecer também ao grande Helder Mello que se fez presente a visita e nos apresentou a esse mundo de cultura e conhecimentos.
Redes Socias de Mestre Mário Pena: