quinta-feira, 10 de novembro de 2022

CULTURA IBIAPINENSE EM LUTO - RITA ALCÂNTARA

Ibiapina se despede de sua Escritora


Escritora Rita Alcântara, pela lentes do CEVACI, em 2013

O dia 10 de Novembro de 2022 ficará registrado na História de Ibiapina como um dia de luto na cultura Ibiapinense. Nesse triste dia parte para o plano celestial a professora e escritora Rita Ximenes de Alcântara, ou, simplesmente, professora Rita Alcântara, aos 84 anos.

Escritora Rita Alcântara em seus 80 anos

Professora Rita Alcântara foi autora de diversos livros, entre os quais, "Memórias e Poemas de Rita Alcântara", lançado em Sessão Solene da Câmara Municipal de Ibiapina, em 19 de Dezembro de 2018 e "Histórias de Minha Terra e de Minha Gente", entre outros.

Livro da Escritora Rita Alcântara

Professora Rita Alcântara lecionou em praticamente todas as escolas de Ibiapina, com destaque para o Centro Educacional Zulmira Melo, onde lecionava Português.

Também se fazia presente em momentos literários nas escolas, além de proferir palestras na Igreja Católica por ocasião de batizados e casamentos. Juntamente com  a professora Socorro Viana, foi responsável por presidir cerimônias de Casamento Civil na Comarca de Ibiapina.

Escritora Rita Alcântara em momento literário na Escola Estadual Mons. Melo em 2012

Rita Alcântara nos deixa nesse dia triste, mas deixa para Ibiapina seu legado de cultura, amor a Cristo, e exemplo de luta e perseverança.

Amigos e ex-alunos prestaram homenagem a professora nas redes sociais, além de mensagem de luto emitida pela Administração Municipal.

Mensagem de ex-aluno Francisco Rodrigues

Mensagem do Vereador Junior Nogueira

Nota de Pesar da Prefeitura Municipal de Ibiapina