sexta-feira, 25 de outubro de 2024

DESABA PARTE DO MURO DO ESTÁDIO MUNICIPAL

 


Parte do muro do estádio municipal de Ibiapina, pelo lado da Rua Prefeito Pedro Aragão, desabou nas primeiras horas deste dia 25. A parte atingida fica também no final da Rua Joaquim Luis de Sousa. Não houve informações sobre a presença de pessoas no local no momento do desabamento. Pelo lado de dentro do Estádio Municipal, existe um grande desnível em relação ao nível da rua.

O obra de construção do muro foi realizada na gestão do ex-prefeito municipal Francisco Luis de Souza, entre os anos de 1977 a 1982. Recentemente, na administração do prefeito Marcão, o Estádio recebeu melhorias na parte dos alambrados, gramados, entre outros.

O Estádio Municipal de Ibiapina é palco de grandes disputas do futebol municipal e é considerado um dos melhores estádios da região da Serra da Ibiapaba. Também já foi palco para eventos de grande porte, como como o show da cantora Ivete Sangalo, quando ainda participava da Banda Eva, na primeira administração do ex-prefeito Dr. Orismar Wanderley Diniz.








segunda-feira, 7 de outubro de 2024

ELEIÇÕES 2024 - IBIAPINA TEM REELEIÇÃO

Com 58,58% dos votos o atual prefeito Marcão é reeleito

Prefeito Marcão e vice-prefeita Neidinha


Em uma noite de festa da Democracia, a população ibiapinense, que deu uma ampla maioria de 2.724 votos ao prefeito reeleito Marcão e sua vice, Neidinha, saiu as ruas para comemorar a vitória de seu candidato. O Calçadão da Liberdade, palco de tantas festividades, ficou pequeno para multidão de eleitores.

O resultado das urnas confirmou, além das pesquisas de opinião que vinham sendo divulgadas, o sentimento da população, que, de uma forma natural, vinha demostrando sua escolha antes de consolidar o voto. Eram as bandeiras colocadas em frente das residências, os adesivos nos veículos, e, principalmente, a quantidade de veículos que participavam das carreatas do candidato Eleito Marcão, sempre superiores ao do candidato Não Eleito Leandro.

Se de um  lado a campanha de Marcão não tirava o pé do acelerador, do outro, os comentários eram de que o barco, desde o início, não estava em condições de navegar, vindo a naufragar com a abertura das urnas. E, foi uma campanha para Marcão, de adesões constantes. Não raro o dia em que, os perfis das redes sociais anunciavam "mais uma adesão".

Com uma campanha nesse ritmo, o resultado esperado foi consolidado por volta das 19:26hs quando o site do TSE, com 93,02% das urnas apuradas, anunciou que  a eleição estava "matematicamente definida" e, consequentemente o prefeito Marcão reeleito para um novo mandato de quatros anos.


Após o resultado, o prefeito reeleito usou as redes sociais para agradecer a população pelo apoio, com destaque as crianças que lhe transmitiam carinho, além de reafirmar o compromisso de continuar "cada vez mais" trabalhando pelo povo.



Comemoração no Calçadão da Liberdade (link da comemoração no perfil de Marcão)
 

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

ELEIÇÕES 2024 - IBIAPINA/CE

Aproxima-se o pleito eleitoral e Ibiapina, localizada na Zona Norte do Estado do Ceará, chega a reta final da campanha dos postulantes aos cargos do Executivo e Legislativo municipal.


Para o Poder Executivo foram registrados, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, dois (02) candidatos:

Leandro Linhares, pelo Partido Social Democrático - PSD

Marcão, pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB

e seus respectivos candidatos a vice prefeito

Para o Poder Legislativo foram registrados, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral quarenta e nove (49) candidatos, por 05 (cinco) partidos:

MDB (Movimento Democrático Brasileiro) – com um total de 08 (oito) candidatos, sendo que 01 (um) dos postulantes defende a reeleição a Câmara Municipal

PP (Partido Progressista) - com um total de 08 (oito) candidatos

PSB (Partido Socialista Brasileiro) - com um total de 12 (doze) candidatos, sendo que 05 (cinco) dos postulantes defendem a reeleição a Câmara Municipal

PSD (Partido Social Democrático) - com um total de 12 (doze) candidatos, sendo que 04 (quatro) dos postulantes defendem a reeleição a Câmara Municipal

PT (Partido dos Trabalhadores) - com um total de 09 (nove) candidatos.

Os Partidos PP e PSD na composição com o candidato Leandro Linhares, e os Partidos, MDB, PSB e PT na composição com o candidato Marcão

Cada partido para alcançar uma cadeira no Legislativo Municipal tem que atingir o Quociente Eleitoral (QE), que é a divisão de todos os votos válidos para um determinado cargo pelo número de vagas a preencher.

Nas Eleições de 2020 Ibiapina apresentou 17.517 eleitores. Desses, um total de 14.504 (82,80%) compareceram as seções eleitorais. No entanto, 305 eleitores votaram em branco e 701 anularam seus votos, correspondendo a 5,32% e ficando um percentual de 94,68%, ou seja, 13.498 eleitores que votaram nos candidatos, sendo que, 12.590 nominalmente e 908 na legenda

Dessa forma o QE de 2020 foram os 13.498 votos divididos pelas 11 cadeiras do Legislativo, que ficou em aproximadamente 1.227 votos. Ou seja, para que um partido elegesse um vereador em 2020, a soma de todos os votos de seus candidatos teve que ser igual ou superior a 1.227 votos


Nesse pleito, Ibiapina, segundo o TSE, tem 19.937 eleitores que poderão votar nas 89 seções eleitorais, distribuídas em 37 locais de votação.

As localidades com mais eleitores são:

As Eleições de Ibiapina também estão sendo marcadas pelo uso em massa das redes sociais. Os candidatos veem usando essa nova ferramenta para aproximação junto aos eleitores. Nesse caminho, a presença de digitais influencers vem conquistando espaço junto aos candidatos. Os debates nas redes sociais são intensos e muitos usuários participam ativamente. Postagens se multiplicam e viralizam.

Uma eleição com ânimos acirrados e, infelizmente, com relatos de violência que, com as redes sociais, chegam até os eleitores e internautas em tempo real e com riqueza de detalhes, como, por exemplo, uma confusão generalizada que ocorreu no encerramento dos festejos religiosos do Sítio Veredas. Estopim para mais e mais publicações por parte dos envolvidos que passaram a movimentar ainda mais seus perfis com suas versões sobre o ocorrido.



Se por um lado as redes sociais são usadas para a divulgação das campanhas, por outro lado, sente-se a ausência da realização de um debate sério entre os candidatos majoritários a ser promovido por alguma instituição do município ou pelos meios de comunicação.