sexta-feira, 30 de novembro de 2012

IBIAPINA AMANHECE COM CHUVA E LÁGRIMAS



Coincidência?

A população ibiapinense começou o dia com uma notícia triste no mesmo momento que gotas de chuva banhavam suas casas, ruas e praças.

Chegava de Sobral a notícia que Emanuel Santana, filho de Egídio e Auxiliadora, das Casas Santana, havia falecido em conseqüência de um acidente automobilístico, nas primeiras horas de hoje.

Emanuel,  estudante do Curso de Engenharia da Computação/UFC,  campus de Sobral, 23 anos,  trafegava, na madrugada de hoje, em sua moto, e teria colidido de frente com um veículo parado em frente a Fabrica de Gelo, que fica localizada na Boulevard do Arco. Segundo testemunhas, a colisão foi muito forte. O jovem ainda foi transferido para a emergência do Hospital da Santa Casa de Misericórdia ainda com vida, vindo a óbito, minutos depois.

Nas redes sociais, jovens e amigos, comentavam o ocorrido, enviando mensagem aos familiares e amigos. Muitos ainda não acreditavam! Outros lamentavam pelo falecimento do amigo: "é grande  a dor"; "Estamos de luto".

Cagece amplia sistema adutor da Região de Ibiapaba



A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), está realizando obras de melhorias no sistema de abastecimento de água da região de Ibiapaba. A intervenção está ampliando o sistema adutor da serra, através do assentamento de dois novos ramais de adutora de água tratada – Ramal Principal e Ramal Norte. O investimento no projeto de melhorias é de R$ 37.599.285,54. Com a finalização da obra, prevista para o final de 2014, a Cagece solucionará em parte o problema de desabastecimento que ocorre em algumas localidades da Ibiapaba, beneficiando cerca de 237 mil habitantes.

Atualmente, são abastecidas por meio de um sistema integrado do Jaburu os municípios de Tianguá, Ubajara, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Viçosa do Ceará, São Benedito e distrito de Inhuçu.

O Ramal Principal terá 14.839 metros de adutora de água tratada e 371 metros de adutora de água bruta. Também serão executados dois reservatórios apoiados, uma estação elevatória, além de melhorias na Estação de Tratamento de Água já existente.

O Ramal Norte será composto de 70.937 metros de adutora de água tratada, assim como um reservatório elevado, um reservatório apoiado e uma estação elevatória. As tubulações irão interligar Cedro, Tianguá, Viçosa, Pindoguaba, Quatiguaba e Lambedouro.
29.11.2012
fonte: Assessoria de Imprensa da Cagece

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Será realizada nos dias 05 e 06 de Dezembro, em Ibiapina, a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - Conservação Ambiental: na defesa da Biodiversidade. 

A I Conferência sobre meio ambiente está sendo promovida pela COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ibiapina, no intuito de promover a conscientização ambiental e a praticidade dos conhecimentos adquiridos.

O Convite está sendo estendido também a todos os Comdemas da Ibiapaba, sociedade civil, ONG's, administradores, catadores, ambientalistas e demais pessoas que se interessem sobre o tema. Participe!

Para melhor visualizar o CONVITE abra em uma nova guia e amplie.
 

ENERGIA EÓLICA - AUDIÊNCIA PÚBLICA EM IBIAPINA

Será realizada no próximo dia 29, a partir das 9:00 hs da manhã, Audiência Pública no auditório da Câmara Municipal de Ibiapina. O convite está sendo feito pela superintendência Estadual de Meio Ambiente – SEMACE e a empresa Geradora Eólica Bons Ventos da Serra I S.A. para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, referente ao projeto de implantação do empreendimento eólico denominado de Central Geradora Eólica Bons Ventos da Serra 1, no município de Ibiapina/Ce.





sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PARABÉNS IBIAPINA

Parabéns IBIAPINA, por seus 134 anos de emancipação política.
23/11/2012

ENEM 2011 - RESULTADOS IBIAPABA



As notas médias das escolas públicas e privadas, que tiveram alunos inscritos no Enem de 2011, foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 22.

As instituições levadas em consideração foram as que obtiveram 50% de participação e o mínimo de 10 alunos inscritos. Elas podem ser conferidas no site do MEC.

A estimativa era que a divulgação das notas acontecesse na próxima semana, no entanto, o MEC optou por antecipar o resultado de última hora, convocando uma coletiva de imprensa com o ministro da educação Aloísio Mercadante.

Na Serra da Ibiapaba foram divulgadas as notas de 25 escolas de 08 municípios. Ibiapina – 02; Ubajara – 04; Tianguá – 04; São Benedito – 06; Guaraciaba do Norte – 02; Carnaubal – 02; Viçosa do Ceará – 03 e Ipu – 02, não aparecendo na lista o município de Croatá.

Participaram do exame um total de 1.890 alunos, sendo 162 (10 escolas) oriundos de escolas particulares e 1.728 (15 escolas) de escolas públicas.

O Instituto Nossa Senhora de Fátima, do município de Ubajara teve a melhor média da Serra Grande: 547,83, com destaque para Ciências da Natureza – 511,24; Ciências Humanas – 520,88 e Matemática – 604,23 pontos. A melhor média de Linguagem e Códigos é do Patronato Tenente Ângelo Siqueira, de Viçosa do Ceará, com 566,31 pontos. Quanto a melhor média de REDAÇÃO ficou com a escola Benjamim Soares de Guaraciaba do Norte, com 665,33 pontos. Todas essas escolas são particulares.

A média de pontos das escolas da rede pública, referente á edição de 2011, na Serra foi de 448,16 enquanto que a média nacional foi de 474,2 pontos. Já a média das escolas particulares foi de 525,44 enquanto a média nacional foi de 569,2 pontos.

Pelos números apresentados as escolas da rede pública e particulares ficaram, respectivamente, com uma média aproximada de 6% e 8% inferiores ao resultado nacional. Ainda pelos números, a melhor média do Planalto Ibiapabano, do Instituto Nossa Senhora de Fátima de Ubajara, com 547,83 ainda foi inferior a média nacional de 569,2 pontos.

Para o ministro Aloísio Mercadante, o resultado não pode ser considerado como ranking das melhores escolas de ensino médio do país. “O Enem não é um ranking de avaliação entre escolas, é uma avaliação dos alunos, dos estudantes. É insuficiente como avaliação do estabelecimento escolar”, ressaltou o ministro.
IBIAPINA
A segunda melhor média da nota de Redação da Serra da Ibiapaba ficou com a Escola Profissional Monsenhor Melo do município de Ibiapina, com 658,00 pontos.
SÃO BENEDITO
A melhor média geral das escolas da rede pública da Serra Grande ficou com a escola Isaias Gonçalves Damasceno, de São Benedito, com 496,21 pontos





sábado, 10 de novembro de 2012

PRISÃO DOS ACUSADOS DA TENTATIVA DE ROUBO SEGUIDO DE DUPLO HOMICIO A BALA

Ontem, 09/11, por volta das 7:00 hs, dando continuação as diligências no intuito da prisão dos acusados da tentativa de roubo em residência, seguida de duplo homicídio a bala, que vitimaram o senhor Luis Sousa da Silva, 56 anos e sua esposa Maria Iracema Lira silva, 52 anos, residentes no endereço do local da ocorrência, na localidade de Lagoa da Moitinga, no distrido de Barro na Cidade de Ibiapina, fato ocorrido no dia 08/11/2012, as 22:40hs.

As diligências foram realizadas na CP 3402, Capitão Santiago, Cabo Valter, Soldado Sandovaldo, Soldado Juscelino e FTA 01 na CP 3362 Cabo Wanderlan e Saldado Ferreira, conseguiram prender os acusados.
Todos os acusados foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá, onde os indivíduos: Tiago, Odair, Jona s e Marinaldo, foram autuados no Artigo 157, parágrafo 3º do CPB (latrocínio) pelo Delegado Anastácio.
fonte: www.tianguaagora.blogspot.com

EM IBIAPINA

Já na noite de ontem, foi grande a movimentação na frente do Presídio de Ibiapina, quando, por volta da 19:30 hs, viaturas da Polícia Militar, conduziram os acusados até o presídio local. Foi muito grande a presença de populares.

SEPULTAMENTO E REVOLTA

Na manhã deste dia, 10/11, foram sepultados no cemitério de Ibiapina, os corpos do Sr. Luis e D. Iracema. Muitos amigos e familiares estiveram presentes, que se deslocaram da comunidade de Moitinga e localidades vizinhas.

Na volta do cemitério, ao passarem em frente ao presídio onde os acusados estão presos começou uma manifestação, onde alguns populares queriam invadir o presídio para lincharem os acusados. Para conter a população foi necessária a presença da força tática. Segundo as últimas informações recebidas, os  acusados já haviam sido transferidos para o presídio de Sobral.






Casal assassinado por 2 assaltantes



Um duplo assassinato ocorrido na noite da última quinta-feira abalou os moradores da zona rural do Município de Ibiapina (319Km de Fortaleza). Bandidos armados com revólveres mataram o agricultor Luís Sousa da Silva, 56; e sua mulher, Maria Iracema Lira Silva, 52.

Segundo apurou a Polícia, o fato aconteceu quando dois bandidos invadiram a residência dos pais de Maria Iracema em busca de roubar o dinheiro da aposentadoria deles. O casal de idosos passou a ser espancado. A filha e o marido moram perto e ouviram gritos de socorro.

Tiros

Quando entraram na casa para socorrer os idosos, Maria Iracema e o marido foram baleados. Os assaltantes fugiram. Os feridos foram ainda socorridos, sendo levados para o hospital da cidade, mas não resistiram aos ferimentos e morreram ainda na Emergência.

Já os idosos que estavam sendo espancados pelos ladrões sofreram várias lesões e também tiveram que receber atendimento médico. Os criminosos fugiram e passaram a ser procurados pela Polícia local.

Pistas revelaram que os assaltantes são dois homens também moradoras na comunidade rural onde ocorreu o duplo assassinato. São conhecidos como Alisson e Thiago. Ambos estão foragidos, conforme a Polícia.

Fonte:  www.diariodonorteste.com