sexta-feira, 28 de maio de 2010

ABASTECIMENTO D'ÁGUA

Foi publicada na imprensa estadual Licitação do município de Ibiapina para construção do sistema de abastecimento d'água para as comunidade de:

01. Alto do Major;
02. Queimadas;
03. Taquaratis;
04. Buritizinho;
05. Veredas II;
06. Jurupiranga; e
07. Jardim.

A Licitação está prevista para ser realizada no dia 15 de Junho às 10:00 horas.
Finalizada a Licitação, com a empresa vencedora, é dado início aos trabalhos para implantação dos sistemas de abastecimento d'água, realizando assim o sonho de muitos moradores das comunidades que esperam por água em suas residências sem ter grandes sacrifícios.
A falta d'água em muitas comunidades ibiapinense vem sendo debatida constantemente na Câmara Municipal, onde o vereador Fernando Carvalho (DEM) vem apresentado Indicações para a realização de Projetos de abastecimento d'água, bem como para a revitalização de outros, como o do Sítio Jacobina, que encontra-se sem sua total operacionalidade, deixando de atender a muitas famílias.
O Distrito de Alto Lindo também vem sendo alvo de debates, haja vista a sua grande área urbana e a pouca infra-estrutura para o fornecimento d'água as residências. Problema que vem se arrastando durante vários anos e que agrava-se a cada dia.

Assembleia homenageia melhores programas de assistência social

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e a Revista Ceará e Municípios promoveram, na tarde de quinta-feira, dia 27, no Plenário 13 de Maio, Sessão Solene em homenagem aos 13 anos do Prêmio Melhores Programas de Assistência Social do EStado do Ceará e aos 10 melhores índices de Desenvolvimento Municipal (IDM). A iniciativa foi do deputado Sérgio Aguiar (PSB), que se ausentou por estar participando de outro compromisso.
Durante o evento houve apresentação da filarmônica do município de Croatá.
O vereador Fernando Carvalho e a vereadora Rosário também estiveram na Assembleía acompanhando a premiação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

VÍTIMAS EM PIRIPIRI-PI

A imprensa piauiense vem divulgando matérias sobre o seqüestro e roubo de um empresário do grupo Vista Alegre e que envolve um rapaz de Ibiapina como sendo um dos acusados autores dos fatos.

Segundo matéria publicada no site Campo Maior em foco:
O empresário Neto Santana, do Comercial Vista Alegre, foi vítima de sequestro na noite desta quinta-feira (13). De acordo com informações, o comerciante foi abordado por dois homens armados e encapuzados ao chegar em sua residência no bairro Prado. Após serem rendidos, Neto e seu segurança, foram espancados.
Os bandidos queriam o segredo do cofre e pediam oito mil reais. Os elementos não obtiveram êxito, e decidiram abandonar as vitimas amarradas dentro do veículo nas proximidades da rodovia Vicente Filho, onde foram encontrados por um pescador por volta das 4h da madrugada desta sexta-feira.
Neto e o segurança ficaram com hematomas e estão sob cuidados médicos. A polícia está em diligência e ainda não tem pistas dos bandidos.
Nossa equipe falou com o major Sousa Filho, que está investigando o caso, e ele nos informou que as investigações estão sendo feitas sob sigilo, mas não classifica o ocorrido como sequestro, e sim roubo.
Portal Nopi
Já o portal Piripiri 40 Graus assim informa:
Nesta manhã 15/05, uma equipe de investigação da Polícia Militar prendeu um dos acusados do seqüestro do empresário Neto do Comercial Vista Alegre. A prisão de Julio César Vieira, 21 anos, natural de Pejoabá, município próximo a Ibiapina aconteceu no centro de Piripiri, quando o mesmo fazia uma entrega de verduras em um comércio. Segundo a polícia, o acusado nega o crime, mais foi reconhecido pela vítima que disse que é o mesmo que entregava verduras no seu comércio. O acusado encontra se preso no 2°DP e será ouvido pelo delegado de plantão Hilton. Fotos: Clemilton Silva.
No entanto, a família do acusado rebate veementemente as acusações. Segundo os mesmo, o jovem Júlio Cesar está preso injustamente porque o mesmo se encontrava no município de Ibiapina na data e hora em que ocorreram os fatos.

Segundo a família, Júlio César trabalha levando verduras de Ibiapina para Piripiri e que, foi confundido pelo empresário que alega o ter reconhecido.

O crime ocorreu na quinta-feira (13) a noite e Júlio César foi preso sábado (15) pela manhã. Acontece que tanto na quinta-feira, como no dia seguinte, sexta-feira, o mesmo estava preparando a carrada de mercadorias (verduras) para levar ao Piauí.

O trabalho é feito pelos sítios, comprando as verduras, depois selecionando-as, embalando-as em caixas para depois carregar o caminhão. Um trabalho que leva tempo e cuidado.

Segundo ainda familiares, tanto, vizinhos de Ibiapina como feirantes de Piripiri, estão inconformados com a prisão injusta do rapaz.

CASAS POPULARES

Atendendo a Requerimento do Vereador Fernando Carvalho – DEM, a Câmara Municipal de Ibiapina realiza na manhã desta terça-feira, Audiência Pública para debater sobre a situação em que se encontram as Casas Populares do Sítio Paratibe.

Parte de sete municípios do Piauí podem ficar para o estado do Ceará


O deputado Antônio Uchoa (PDT), presidente da Comissão de Litígio da Assembleia Legislativa, informou ontem que o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) apresentou projeto pedindo a realização de um plebiscito para que os moradores da área de litígio entre Piauí e Ceará possam escolher a qual estado querem pertencer. O petebista considera a medida unilateral e quer que os parlamentares piauienses se posicionem sobre o assunto.

"Estávamos tratando o litígio visando chegar num consenso e levar para o Congresso Nacional. Agora surge o decreto do legislativo cearense do deputado Raimundo Gomes de Matos pedindo aprovação de plebiscito", descreve. O político piauiense afirma que uma área da zona de litígio está sobre o domínio de políticos que estariam pressionando a população a ficar do lado cearense, através de investimentos vindos de programas federais, como o Fundeb.

Uchoa teme que esta ação, que teria surgido só agora, cause prejuízos para o Piauí e diz que prefere que a decisão sobre as terras seja determinada no Supremo Tribunal Federal. "Não temos medo de consultar o Supremo Tribunal, para que ele emitisse um parecer. O que entendemos é que o Estado do ceará vai decidir uniliteralmente. Amanhã vou levar aos cinco deputados do Piauí que fazem parte da comissão para que eles façam uma avaliação da Lei e se manifestem", declara, referindo-se aos deputados Antônio Félix (PPS), Dr. Pinto (PDT), Tererê (PSDB) e Paulo Martins (PT).

De acordo com o IBGE, a área de litígio na fronteira entre Ceará e Piauí envolve 8.000 habitantes de 321.000 hectares de 13 municípios cearenses - Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús - e de sete municípios piauienses - Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves, São João da Fronteira, Domingos Mourão, Pedro II e Buriti dos Montes

segunda-feira, 10 de maio de 2010

FELIZ DIA DAS MÃES

O vereador Fernando Carvalho, passou o dia das mães na com na companhia de sua mãe, Joana, da esposa Edmirta, sua cunhada Edvânia, filhos e amigas.
Já ao final da tarde, participou também da festa em homenagem as mães na comunidade de Jurema, momento em que o prefeito Marcão assinou Ordem de serviços para reforma da Escola e construção de uma Quadra Esportiva na Escola Municipal.

PEJUABA


A comunidade de Pejuaba, ainda em festas pelo início dos trabalhos de reforma da Escola, também comemoram pela limpeza do terreno onde será edificada a Igreja em homenagem a São Judas Tadeu.
É grande o número de pessoas que visitam o local, onde muitos parabenizam pela forma em que está ficando a comunidade, onde haverá local para construção de uma praça e abertura de ruas.

ESCOLA DA PEJUABA


A comunidade do Sítio Pejuaba recebeu no último dia 02 de Maio a comitiva da Administração municipal de Ibiapina, onde, foi dada a ordem de serviços para construção de uma quadra esportiva e reforma da Escola Municipal.
O prefeito Marcão esteve presente, bem como o vereador Fernando Carvalho, um dos responsáveis pelos pedidos para reforma da Escola.
A comunidade em festa, espera ansiosa o início dos trabalhos.

TENDA DA CIDADANIA


A Tenda da Cidadania do Governo do Estado do Ceará esteve em Ibiapina no período de 03 a 08 de Maio. Durante este período foram oferecidos diversos serviços a população local, como a retirada de RG e CPF.
Na Câmara Municipal, os vereadores se pronunciaram sobre a visita da Tenda ao município. Questionaram o motivo de não receberem nenhuma informação sobre o funcionamento da mesma. Depois de ampla discussão resolveram fazer uma visita a mesma.
Assim, na Quarta-feira, os vereadores Fernando Carvalho, Antonio Ferreira, Pachola, Carlos Amadeu e Jucier e ainda a presidenta Rosário e a Vereadora Fátima se dirigiram a Tenda para fazer diversas reclamações junto a Ouvidoria do Governo.
Reivindicaram os serviços da Ladeira Ibiapina-Mucambo;
A pavimentação Asfáltica da CE-253 que liga Ibiapina ao Piauí;
Abastecimento d’água para o Distrito de Alto Lindo e outras diversas comunidades, entre tantos outros assuntos.

domingo, 2 de maio de 2010

SÍTIO JANEIRO


Máquinas que prestam serviço a Prefeitura Municipal de Ibiapina estiveram na efetuando serviços de recuperação da estrada que liga a sede do município a comunidade do Sítio Janeiro.


A comunidade, inverno após inverno, ficava praticamente ilhada com a obstrução das principais vias de acesso. Lama, desmoronamentos, atoleiros eram o cartão postal da comunidade no período inverno.
O serviço visa a colocação de piçarra em alguns trechos, além da abertura de valas para escoamento das chuvas.

Trabalhos desta maneira era uma reivindicação constante do vereador Fernando Carvalho que sempre condenou apenas a raspagem das estradas por algumas administrações passadas.